Teste de componentes eletrônicos com o testador Multi-function TC1

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 18/06/2022

Veja Também

Transcrição

Você já viu este aparelhinho por ai? Este aqui é um testador multi-função que promete identificar e testar vários e vários modelos de componentes eletrônicos. Ele foi comprado há cerca de um mês e eu já testei muita coisa e quero compartilhar com você. Neste vídeo nós vamos testar a quantidade possível de componentes eletrônicos diferentes aqui neste testador que é muito versátil e muito bom ! Vamos lá!?

A primeira etapa é fazer a calibração do Instrumento. Então você vai pegar os três fios com conectores, plugar no aparelho, dar um curto eles e dar um pulso de um segundo e meio e soltar. Ele vai entrar no modo de teste automático; vai durar alguns segundos (este vídeo está acelerado) e depois ele vai pedir para você soltar.

Olha esta mensagem em inglês em baixo. Ai você vai tirar o CURTO, irá soltar os terminais e ele irá concluir o teste normalmente e assim ele irá checar o sistema inteiro. Recomendado você fazer pelo menos uma vez quando você compra o aparelho.

Nos testes de capacitores e eletrolíticos ele vai de 25pF a 10.000uF. Então eu estou testando capacitores eletrolíticos, de poliéster e o que eu notei foi que ele apresentou uma boa precisão. Este capacitor por exemplo é de 1uF e ele encontrou 944nF, ou seja, muito próximo! E ele mede também o ESR. Este outro capacitor cerâmico, próximo de 100nF, dentro da margem de tolerância.

Teste agora com transistores bipolares. Esta área que eu estou plugando o transistor é ideal. Você não pode plugar na parte de baixo. Tem que ser nesta área em cima ou nas duas laterais. No quadrante de baixo você não pode colocar. Ele mede o ganho, tensão base-emissor, corrente de coletor.

Para teste de resistores e potenciômetro ele vai de 0,01 a até 50MegaOhms. Funciona também em uma precisão muito bacana.

O teste de diodos, eu peguei um diodo-rápido. E ele mostra para a gente ai que é um diodo, identifica corretamente, e ainda mostra inclusive a capacitância dele. Outro modelo de diodo; Neste caso você pode usar um dos três quadrantes. Agora eu estou testando um diodo duplo... ele identifica corretamente. São dois diodos ai dentro...

Um LED. O interessante é que o LED, quando iniciamos o teste, emite luz! E ele consegue identificar a tensão que o LED acende. Este outro LED um pouco maior precisa de mais tensão para funcionar. Então aquele primeiro era de 1,85V, este é de cerca de 3V para funcionar. 2,87V. Agora testando um pouquinho com dois LEDs... vou ligar eles no circuito para entender se este testador consegue identificar os dois LEDs ligados. Ele pisca os dois LEDs, e consegue identificar inclusive a tensão de cada um. o LED branco precisa de mais tensão para ligar, já o vermelho um pouquinho menos.. cerca de 2V.

Este é um LED RGB. Ele tem 4 terminais. E... infelizmente ele não consegue identificar que são 3 diodos, não 2... o LED é um diodo como vocês sabem. Fazendo outro teste nesta região os terminais eu coloquei mais dois LEDs e ele conseguiu fazer funcionar.

O Zener só pode ser testado neste quadrante debaixo, no quadrante da esquerda. Na parte inferior. Ai você pode testar Zeners com até 30V. quando você testa em outra região, em outra locais do testador ele identificará apenas como diodo e não faz a leitura de tensão.

Este testador também identifica MOSFETS, então como este encapsulamento é bem grande, eu resolvi testar com estes terminais que acompanham o testador. Identificou MOSFET canal N. Mais outro MOSFET, desta vez eu vou plugar direto porque eu consigo colocar, Mais outro MOSFET também, ele mostra o símbolo.

Agora indutores: Este é um indutor que estava em uma placa de fonte de TV. Ao fazer o teste ele consegue encontrar. Outro indutor, este com bem menos capacidade, bem menos indutância, e vale ressaltar que ele mede de 0,01mH a até 20 Henrys, então indutores pequenos como estes dois que eu estou medido agora o testador não irá conseguir medir. ... Ele não conseguiu medir, a indutância, ele identifica apenas como resistor, ... É porque ele está abaixo disso né! Abaixo de 0,01mH.

E este indutor é um pouco maior, é uma bobina enrolada como um transformador toroidal.. ele consegue identificar sem nenhum problema.

Este testador também testa tensão, testa pilhas, células, de 0,1V a até 4,5V. É uma funcionalidade interessante.

Agora eu estou testando um TRIAC. Este TRIAC está queimado, está em curto... vamos ver o que acontece. Ele identificou como sendo um resistor, olha só que interessante. Ele não identificou como TRIAC. Identificou como resistor. Correto? ele está em curto! Não é mais um TRIAC.

E, por último, o teste de controle remoto. Então, para minha surpresa ele só identifica o padrão HITACHI, qualquer outro controle que você tenta usar nele, ele vai piscar em cima, naquele pontinho vermelho só que não vai identificar. Já nos controle com codificação Hitachi ai sim, ele vai mostrar Onda, o código, vai mostrar tudo mais! É bem interessante!

Apesar deste testador ser excelente, ele não faz mágica! Então se o componente estiver em curto, se estiver com o terminal trocado, se estiver trincado ele vai identificar como sendo outro componente. Como foi caso deste TRIAC que eu pluguei e ele apareceu como sendo um resistor. Ou então destas bobinas, destes indutores, que eu pluguei e ele também identificou como sendo resistores.

Ou seja: este testador é bacana para quem sabe o que está testando. Se você está testando um indutor plug ele aparece como indutor, beleza, correto! Porém se você não conhece de eletrônica, se você não sabe o que é aquele componente, pode ser que aconteça de você plugar aquele componente e ele mostrar que é outro, pelo motivo do componente estar com defeito, ou seja... é um testador bacana, é um testador legal, mas você tem que saber qual é o componente. Para isso só verificando o datasheet de cada componente.

Espero que você tenha gostado deste vídeo. Dê um Like, curta, compartilhe com seus amigos, deixe nos comentários se você já usa este testador, se você quer ter, se tem alguma dúvida! Se eu puder solucionar vou ficar feliz com isso. Se inscreva no canal se não for inscrito ainda, e.. até mais!

Descrição

Fiz um teste com o Multi-function TC1.

Testei Transistores bipolares, Indutores, Mosfets, Leds, Diodos, Diodos Duplos, Resistores, Eletrolíticos e etc com este super testador de componentes eletronicos. O Testador Multi Função TC1 é ideal para verificar rapidamente se um componente está funcionando dentro do esperado. Em alguns casos pode não ser suficiente para detectar alguns componentes, especialmente quando estes estão com defeito, porém, é certamente uma boa escolha para teste rápido de componentes de sucatas e etc.

Sugiro sua aquisição deste que saiba o que está medindo!

teste de componentes

testador de componentes eletronicos

testador de componentes

testador de componentes eletrônicos

teste de componentes eletronicos

Relacionados

testador de componentes

testador de componentes eletrônicos

testador de componentes eletronicos

teste de componentes eletronicos

teste de componentes

multi testador de componentes

testador de componentes eletronicos

componentes eletronicos

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados