Regulador de tensão LM317 com voltímetro integrado

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 18/06/2022

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite! Mais uma vez Adriano Oliveira aqui com vocês falando um pouquinho de algumas coisas que eu comprei. Então, eu comprei esta plaquinha aqui que é um regulador de tensão, com base no LM317 que é este aqui que está aqui.

O que esta plaquinha faz? Ela é um regulador de tensão, entrada AC ou DC, saída DC. Então ela tem um potenciômetro aqui que eu consigo ajustar a tensão de saída. Então qual a utilidade prática disso? Digamos que eu tenha um transformador de 12V e queira ajustar a tensão para 9V, ligo o transformador aqui e consigo ajustar aqui a tensão de saída para o restante do circuito.

É bem interessantes para projetos e tal, eu acabei comprando porque uma hora ou outra eu iria aproveitar. Adriano, se a entrada é AC para transformador porque você está ligando uma fonte variável aqui?

Porque se é AC, eu consigo ter uma ponte de diodos aqui, eu consigo fazer com que ele entre aqui e funcione normalmente, isso não é problema. Não poderia ser ao contrário né?! Se ela fosse somente DC eu colocasse AC ai eu teria um problema. Mas ao contrário não! Então.. Neste caso né?! Neste caso!

Então vamos lá! Vamos testar. O primeiro passo, eu vou desligar aqui e vamos ver com quanto ele liga. Com 5V ela liga, só que dos testes que eu já fiz, quando a tensão está muito baixa eu não vou conseguir regular. Tá vendo? Aqui ele está mostrando 2 volts, no meu multímetro que está na saída ele está medindo 1 Volt. Então o que eu vou fazer? Tensão muito baixa esquece!

Vamos colocar aqui, 12V para ver se as coisas começam a funcionar direitinho. Então imagine que é um transformador de 12V aqui, ai eu vou tentar ajustar aqui para 6V, olha, tem até uma precisão razoável né?! Vou colocar 6V aqui, 6 ponto 1, 6 ponto1! Legal!

Vamos colocar aqui o máximo! 9V, 9V! Olha chegou no máximo, não consigo mais que isso. Ok!? Para eu conseguir mais.. olha está no máximo aqui, vou aumentando, deixa eu colocar 15V aqui, 12V aqui, então com 12V aqui eu consigo regular para 9V aqui em baixo. Já está 9V.

Vou deixar o link na descrição caso você tenha interesse. É uma placa interessante, foi muito barata, então você pode aproveitar e já está com o circuito pronto né?! você pode inclusive até colocar este display aqui para aparecer em uma caixa de acrílico, ou outra coisa, fica interessante. E é isso olha, tensão bem próxima do que está sendo lido. Então dá para confiar. Se não for algo tão crítico dá para confiar com certeza.

Vamos só dar uma verificada no circuito para ver, entender o funcionamento, como ele funciona.

A base dele é o LM317 que está aqui em cima neste dissipador de calor. Este circuito integrado aqui é apenas para o voltímetro que está aqui embaixo, aqui é o potenciômetro, estes resistores, este potenciômetro é para ajustes de tensão, estes resistores aqui são para polarizar os LEDs e este aqui é o LM7805 que é um regulador de tensão. Ele regula 5V para este display funcionar, por isso que ele só liga com ele está com 5V, é um LM7805.

Não tem muita dificuldade é um circuito bem clássico, tirando esta parte do voltímetro aqui. O restante do circuito é bem clássico, então é um circuito que vale a pena você comprar para ter ai para todos os seus projetos e tudo, quebra um galhão né? Então como eu falei: você poderia colocar direto em um transformador aqui e ter uma saída já prontinha.

Vale a pena comprar, recomendo. Olha, até onde eu me lembro ele vai até 28V, né?! Então vamos lá! 26V!

Então você tem uma boa regulação de tensão.

Obviamente, se você precisar de um circuito similar simétrico, você terá que ter dois destes. Pegaria o transformador aqui, com center tap, aqui, iria ser comum um fio de saída destes, entrando no outro, e o outro fio do transformador. Ficaria assim mais ou menos. Certo, você teria ai uma fonte simétrica ajustável.

A capacidade de corrente dele, de carga, ela é equivalente a capacidade do LM317, então se eu não me engano são 2 amperes.. ou seja, consumo baixo. Para projetos envolvendo arduino, envolvendo reles, envolvendo pequenos amplificadores está de bom tamanho. Mais que isso não adianta ligar que não irá funcionar. Se o consumo for maior que 2 amperes, esquece! Tá?!

Então é isso, espero que tenha gostado! Lembre-se de compartilhar, dá um like, deixar um comentário ai bacana, e é isso! Até a próxima! Se tiver alguma sugestão de vídeo, é só deixar nos comentários, até mais!

Descrição

Módulo de regulagem de tensão AC para DC.

LM317 Adjustable Voltage Regulator Step Down Power Supply Module LED Meter.

⚡ Multímetro VC99

https://adrianoaoli.com/r/MultimetroVC99.html

⚡ Regulador de Tensão LM317 com Voltímetro

https://adrianoaoli.com/r/ReguladorTensaoComVoltimetro.html

⚡ Fonte de Bancada 0-30V 10A

https://adrianoaoli.com/r/Fonte0-30V.html

Entrada: DC: 5-30v / AC: 5-22V

Saída: DC 1,25-28V

Corrente de saída: 2A (Max)

O diferencial mínimo entre entrada e saída: 3 volts;

a entrada deve ser maior que a tensão de saída acima de 3V para ser regulada.

Tamanho da placa de circuito: aprox. 69 x 50 x 27 mm (C x L x A)

lm317 regulador de corrente

lm317

lm317 regulador de tensão

lm317 como funciona

regulador de tensão lm317

lm317 circuito

regulador lm317

📢 ME SIGA NAS REDES SOCIAIS

✩ Site: https://www.adrianoaoli.com

✩ Instagram: https://www.instagram.com/adrianoaoli

✩ Facebook: https://www.facebook.com/adrianoaoli

📪 CONTATO COMERCIAL (empresas): adriano@adrianoaoli.com

AOLI Eletrônica - Curta, Acompanhe e Compartilhe!

Relacionados

lm317

regulador de tensão lm317

regulador lm317

lm317 como funciona

lm317 regulador de tensao

lm317 regulador de corrente

lm317 circuito

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados