Transcrição
Há uns meses atrás, um amigo meu chamado Marcelo Sobral, me ligou perguntando se havia alguma solução para quando ele desse a partida no carro dele o rádio dele não desligasse. O rádio dele está ligado com o fio vermelho e com o fio amarelo. O fio amarelo está ligado direto nos 12V da bateria e o fio vermelho está ligado na chave de ignição, então, o rádio só funciona com o carro ligado... isso é ótimo para você não esquecer só que há um inconveniente: quando se dá partida o rádio desliga. É claro que isso foi feito para poupar energia durante o arranque do motor. Nós ficamos conversando por vários minutos e até que então surgiu a ideia de usar um capacitor ligado no fio vermelho do rádio. Especulação vai, especulação vem e a gente resolveu testar isso para saber se realmente funciona esta ideia ou não, vamos lá?!
Vamos entender como é o esquema de ligação de um rádio automotivo, geralmente todos os rádios seguem a mesma ligação. Nós temos a bateria, um fio, que é o fio preto vai para o rádio, o fio amarelo sai direto da bateria e vai pro rádio, e o fio vermelho é ligado na chave de ignição. Certo?!
Quando o carro está desligado, este fio vermelho não recebe os 12V da bateria, então o rádio não liga. Este é só um fio de sinal. A alimentação está vindo do amarelo. O rádio não liga porém há eletricidade, para manter as memórias, as emissoras de rádio que estão lá cadastradas. Quando nós damos partida no carro ele desliga este fio vermelho e o rádio desliga, para que não fique baixa a bateria durante a partida do carro. Toda a energia vai para a ignição. Como o rádio possui muito pouco, dá para a gente tentar fazer esta experiência.
Nesta posição aqui, quando nós giramos a chave até o final o carro dá partida e o rádio desliga, o que nós estamos tentando fazer é com que o rádio fique ligado durante a ignição e que quando o carro estiver desligado que realmente o rádio não funcione. Certo?! É isso! Sem nós danificarmos a estrutura elétrica do carro, sem nada!
Eu não recomendo que você faça isso, isso foi feito apenas em um modelo que nós testamos e então se você quiser fazer é por sua conta e risco.
A ideia original foi usar um capacitor de eletrolÃtico, você verá no vÃdeo daqui há pouco, este capacitor eletrolÃtico tem polaridade, há um terminal negativo e positivo, se você ligar ao contrário ele estoura! Você precisa tomar cuidado com isso aqui... E outra coisa também é a tensão dele. Como a bateria tem 13,8V mais ou menos, você precisa usar um capacitor de tensão superior, então geralmente o valor comercial mais adequado seria 25V, para cima... e aqui a capacidade, a capacidade de armazenamento deste capacitor.
O capacitor funciona como uma caixa dágua. Imagine que você tem uma torneira jogando água dentro de uma caixa dágua e esta torneira para, fecha-se a torneira. Por algum tempo você ainda tem saindo um pouquinho de água, que seria a capacidade da caixa, então a capacidade seria estes estes micro Farads aqui do eletrolÃtico, é um valor baixo, pequeno, os circuitos eletrônicos usam estas propriedades dos capacitores eletrolÃticos, das mais variadas formas possÃveis mas basicamente é isso aqui.
A ideia o que seria? Nós temos a bateria, fio negativo, fio amarelo passa direto, e... antes da ignição que está aqui, entre o fio preto e o fio vermelho nós vamos colocar um capacitor. Por aqui não há nenhuma corrente alta passando, é só um cabo de sinal. Ele apenas liga e desliga o rádio. A alimentação está sendo feita pelo amarelo. O capacitor vai manter o rádio funcionando por um tempo, certo?! É diferente daqueles casos que o rádio está ligado direto e você dá partida e a luz enfraquece do rádio.. não é isso... Aqui é para o rádio ficar ligado durante alguns segundos, porém a alimentação está vindo do fio amarelo e não amarelo! Aqui é só um sinal! Nós vamos fazer duas simulações, a primeira com um capacitor de 2.200 micro Farads e a segunda com 1.000 micro Farads.
E outra coisa também que o Marcelo acabou levando em consideração é que nós não sabemos o que está ligado aqui... pode haver o painel do carro, pode ter alguma lâmpada interna, pode ter um monte de coisas. Então para não voltar energia do capacitor para o resto do circuito nós vamos adicionar um diodo. Eu vou mostrar no vÃdeo o diodo. O sÃmbolo do diodo é este aqui ... É um triangulo... e o modelo que nós vamos utilizar é o 1n4007. Basicamente ele é um componente redondo que tem uma lista de um dos lados. Neste caso, a lista ficará apontada para o rádio. E o capacitor será ligado aqui depois dele. Este é o sÃmbolo do capacitor, terminal positivo e negativo. Aqui a ignição, seria o fio vermelho e aqui o rádio. Então nós cortaremos o fio do rádio, colocar o diodo e colocar o capacitor. Vamos ver quando tempo dura!
O que eu fiz?! Liguei o rádio diretamente em uma fonte ajustável de tensão, o fio amarelo está sendo alimentado direto pelos 12V, o fio vermelho está solto, não há tensão alguma nele, e o fio preto está ligado no negativo. Quando eu encosto o fio amarelo no vermelho, ou seja, jogo 12V no fio vermelho o rádio liga, está inclusive na voz do Brasil e quando eu solto o fio o rádio desliga. Veja que o rádio dá um GOODBYE, ou seja, não estou desligando ele abruptamente. Estou desligando da forma correta. Quando eu encosto o fio, o rádio funciona, quando eu solto o fio o rádio desliga... mais uma vez, eu encostei, alimentei com 12V e quando eu solto o rádio desliga, simulando o efeito da chave de ignição.
Agora vamos adicionar este capacitor eletrolÃtico de 2200 micro Farads, entre o fio vermelho e o fio preto. Coloquei um celular aqui do lado para a gente medir o tempo. Quando eu solto o fio, olha.. ele não está encostando... o fio vermelho não está encostando, o rádio fica funcionando por um tempo ainda. 10 segundos, 12, 14, 16, 19, e o rádio desligou com 20 segundos... Daria tempo de dar partida e voltar, e não desligaria. Agora eu coloquei um capacitor de 1.000 micro Farads, o que nós esperamos é que funcione a metade do tempo. O rádio está funcionando, provavelmente ele vai ficar em torno de 10 segundos funcionando.
Eu não recomendo que você faça isso, se você resolver fazer isso será por sua conta e risco! Eu não me responsabilizo por nada que venha a acontecer com seu aparelho ou com seu carro.
E colocando o diodo agora naquele sentido que eu desenhei no começo do vÃdeo, o rádio também funciona por aquele tempo porém a eletricidade que está no capacitor não irá voltar pelo circuito e vai drenar com mais rapidez.
Então é isso, ficou provado que a nossa teoria realmente funciona. Se você gostou do vÃdeo se inscreva no canal, compartilhe com os seus amigos e obrigado! Se inscreva no canal! Dá aquele joinha! Até a próxima!
Descrição
O rádio do carro está ligado de tal maneira que com o carro desligado o rádio não funciona e ao girar a ignição para dar partida ele também desliga. Então para provar uma teoria resolvi fazer um teste prático.
Relacionados