Gambiarra no cabo MCX do SDR-RTL R820t2+rtl 2832u

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Agora eu vou montar uma espécie de adaptador que vão ser duas garras jacaré na ponta do cabo coaxial que veio com o SDR e na outra ponta vai ficar o conector MCX, que é o padrão.

Então para começar eu vou soltar o isolante vermelho da garra jacaré e enviar pelo cabo, vou passar um termo-retrátil que vai servir de isolação e agora vai ser preso à parte metálica da garra jacaré.

Essa aqui vai ser a antena. Ela vai conectada na haste da antena. Qual motivo disso? Para ficar mais fácil fazer algumas experiências, conectar em alguns objetos, e então ... fazer algumas experiências mesmo e decidir qual o tamanho correto da antena e etc. Agora soldando ... Com muito cuidado porque este fio é muito fino e isso pode acabar estragando a isolação dele... Vou pegar um pedaço de fio preto e passar por dentro do Termo Retrátil e por dentro do isolante da garra jacaré.

Eu poderia ter feito isso antes! Acabei esquecendo. Seria mais fácil! É só puxar com jeito que entra. E agora nós vamos emendar o fio preto com a malha do cabo coaxial. Eu prendi na chave de fenda para ficar mais fácil soldar.

Vou soldar os dois sem deixar esquentar muito também a parte da isolação do fio para que não entre em curto.

Vamos cortar agora a sobra - este alicate é o velho de guerra e já está na hora de ir pro lixo mas serviu. Agora o termo retrátil vai servir como isolação. Para que ele entre e se posicione corretamente vou apertar um pouco as rebarbas da guarra jacaré e empurrar o termo retrátil e encostar o ferro de solda nele. Ele vai comprimir o cabo. Então você esquenta e ele aperta o cabo e fornece isolação. É muito útil, muito rápido e fica com uma isolação inclusive mais profissional...

é muito bom, o termo retrátil é algo que é muito bom de usar e é muito barato também, vale a pena! O acabamento é outro! Então basta esquentar que ele comprime! Ele diminui o tamanho; diminui o diâmetro dele e fica justo, existem termos retráteis, para quem não conhece, de varios diâmetros. Então é só escolher um que seja próximo do que você vai usar.

Agora empurrar a parte vermelha da garra jacaré. Ficou um pouco difícil de entrar mas com ajuda de um alicate fica mais fácil. Então agora a gente tem um pino central na garra vermelha do cabo coaxial e o fio preto. Vamos testar com o multímetro para saber se está em curto.. Não está! Ótimo! Vamos fazer o teste de continuidade da parte de fora do conector do pino preto com o fio preto. Ótimo! Funcionou!

Agora o pino central do conector MCX com a garra vermelha. Ótimo! Funcionou também!

Cortar um pouco do excesso do fio preto para que possa ser soldado na garra jacaré. Antes disso tem que ter enfiado o isolante da guarra... Já está no cabo como vocês podem ver... Apertar um pouco para que não saia e agora sim soldar!

E agora, com um alicate, porque está um pouquinho quente, empurrar! E ai... está pronto! Agora é possível fazer experiências, fazer algumas coisas com o MCX de um lado e as duas garras de outro! Prontinho!

Descrição

Neste vídeo uma adaptação do cabo que veio junto com o SDR-RTL Dongle. Duas garras jacaré foram colocadas no cabo para facilitar o teste em várias possibilidades de antenas. É apenas provisório até acertar tudo. Funcionou muito bem e facilitou muito os testes.

Relacionados

rtl sdr

antena exterior para sdr

antena para sdr

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados