[Solução] Caixinhas de som de sem som. Apenas liga e não sai som.

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 10/09/2022

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite! Hoje um vídeo consertando estas caixinhas de som que o Marcelo Sobral deixou comigo, meu amigo! Acompanha esta fonte de alimentação que já está na tomada, e, apertei aqui e não está acendendo. Tem um LED aqui no meio!

Primeira coisa que eu vou olhar aqui.. Se o LED não está acendendo, não está chegando alimentação. Primeiro passo é verificar se a FONTE está funcionando!

Não está mandando sinal! Provavelmente aqui é uma fonte chaveada, mas olha, tem umas marcas aqui, olha, aparentemente ela foi superaquecida, está fundo aqui! Vou fazer o seguinte: vou tentar alimentar ela com as caixinhas de som com a fonte e já volto. Liguei a fonte, está aqui, vou colocar uma tensão de 6Volts nela, porque sinceramente eu não sei qual é a tensão daquela fonte, se é realmente aquela fonte, não tenho certeza. Então 6 Volts não será capaz de queimar nada. Conectei já, está ligado aqui, cortei o cabo. A fonte não presta mesmo, não pior das hipóteses, nós emendamos o cabo.

Ligou! Ligou! Vamos ver se dá algum sinal!

Sinal sonoro não está dando nada! Coloquei um sinal de audio aqui na entrada da caixa de som mas mesmo assim não aconteceu nada. Então eu vou abrir a caixa de som para nós vermos o que está acontecendo. O que eu vou fazer, olha, aqui está a placa, por sinal uma bela placa! Olha! Nós temos apenas um circuito integrado aqui que não dá para ver pois está com um dissipador de calor. Apenas um circuito integrado aqui para amplificar o sinal e fazer tudo. Não tem mais nada. O resto aqui é apenas capacitores, capacitores eletroíticos, de poliester e resistores. Não tem mais nada, ou seja: tudo quem faz é circuito integrado que está aqui. Se ele estiver queimado esquece.

O que pode ser? pode ser algum mau contato no fio, este fio que é o da entrada, pode estar torcido ou rompido, tem um probleminha aqui, talvez ele esteja rompido! Se for isso é tranquilo resolver, pode ser também um defeito na chave de volume... então vamos lá! Vamos ligar ele e vamos encostando a chave de fenda aqui com cuidado para ver o que vai acontecer.

Liguei... Deixa eu pegar uma chave de fenda aqui, deixa eu ver onde está entrando aqui. Tem uma coisa que eu não fiz ainda. Aquela fonte era de 12V. Então eu vou colocar 12V aqui para ver o que vai acontecer.

Outra coisa: não tem nenhum capacitor estufado. Porque eu estou fazendo isso? Porque eu estou encostando aqui? é para ver se há algum lugar que tem amplificação. Se está tendo amplificação de áudio, se tem algum ponto aqui do circuito que está amplificando, deixa eu ver se quando eu ligo e desligo esta caixa dá volume.

Ela dá uma sensibilidade, bem baixa, como a outra, porém nada de amplificação. Vou medir os capacitores aqui e volto em seguida. Medi tudo, tirei também para ver o CI e não te mais nenhuma outra possibilidade que não seja este CI. Estou limpando aqui ele com álcool isopropílico, porque esta parte dele estava com pasta térmica, olha, o dissipador de calor dele, então, vamos ver quanto custa este CI aqui.

Está aqui o Datasheet dele! Olha como ele é! O pino dele central é para ligar no dissipador de calor. Potência de saída de 2,5W, para uma caixinha de som, mais do que necessário! Alimentação dele é entre 4,5V e 12V. Eu coloquei 9V então estava normal. Daria para funcionar. Então Veja aqui: Dentro dele já existem todos os estágios de amplificação, então veja, entrada do canal direito, entrada do canal esquerdo e as saídas já para os alto-falantes. Não tem mais nada! O que tem aqui atrás... as entradas dele para trás só tem controle de volume, o resto ele faz todo sozinho.

No caso deste aqui tem as especificações dele, faixa de temperatura, em uma situação desta aqui, sinceramente não vale muito a pena ficar quebrando a cabeça. O ideal seria trocar o circuito integrado e ver o que dá, e ver o que acontece.

Para minha surpresa, eu achei ele! Não tenho na sucata, então, está aqui, TA8217P, custa R$25,00 só que, olha o frete! Eu confesso que eu estou um pouco pensativo se eu vou ou não comprar. Eu vou procurar na sucata! Caso eu decida comprar é este ai, se não... eu vou mandar para reciclagem e reaproveitar algumas peças!

Olha só o estado que está fonte de alimentação! Olha isso! Olha!

Capacitor estufado, este aqui, está estufado! Aqui dentro parece que vazou muita coisa. Pelo jeito o estrago foi grande.

Olha só o que aconteceu! Depois de procurar aqui na minha cidade, 3 reais! 3... 1,2,3.. 3 Reais!

Vou trocar agora o circuito, tirar o circuito e vou colocar este novo no local. Para isso vou usar um sugador de solda e ferro de solta. Qual é o passo-a-passo? eu esquento, pressiono aqui, aperto e ele suga! Para quem não conhece né, você encosta aqui e puxa a solda.

Olha, na placa já tem o desenho do lado correto de se colocar o CI, então o Ci também tem um chanfro e basta encaixar ele aqui. E agora, realizar a soldagem, vamos lá?!

Hora da verdade! Vamos ligar aqui! Hummm... fez um barulhinho! Funcionou! Olha!

Funcionou! Funcionou!

Espero que você tenha gostado! Não deixe de se inscrever no canal, da um Like espero que eu tenha contribuído de alguma forma! um abraço e até mais!

Descrição

Neste vídeo faço a manutenção de um parte de caixinhas de som multimídia que estavam com o circuito integrado queimado. Veja os passos até ter certeza do defeito.

Equipamentos que uso:

⚡ Multímetro VC99

https://adrianoaoli.com/r/MultimetroVC99.html

⚡ Fonte de Bancada 0-30V 10A

https://adrianoaoli.com/r/Fonte0-30V.html

⚡ Limpador de Ponta de Ferro de Solda

https://adrianoaoli.com/r/LimpadorPontaFerroDeSolda.html

⚡ Alicate de Corte

https://adrianoaoli.com/r/AlicateDeCorte.html

📪 CONTATO COMERCIAL (empresas): adriano@adrianoaoli.com

AOLI Eletrônica - Curta, Acompanhe e Compartilhe!

Relacionados

minha caixinha de som nao sai som

caixinha de som nao sai som

caixinha de som liga mas nao sai som

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados