Purificador Consul não gela a água. Como consertar purificador de água

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 23/01/2022

Veja Também

Transcrição

Este vídeo é indicado para pessoas com conhecimentos na área de eletrônica. Caso opte em fazer, faça por sua conta e risco.

Se você tem um purificador de água que não está gelando a água, provavelmente neste vídeo te mostrei como resolver, ou pelo menos, darei algumas instruções do que pode ser o problema.

Este purificador que estou consertando é dar marca Consul, modelo CPB 34 AS. Ele parou de gelar, porém a água continua saindo normalmente.

O defeito mais comum neste tipo de purificador é o ventilador traseiro parar de funcionar. Este purificador funciona com uma Pastilha Peltier, que é um componente eletrônico que quando submetido a uma tensão, aquece de um dos lados e esfria do outro lado.

Para que ele não se aqueça tanto é necessário um radiador de calor e um ventilador. Quando este ventilador/cooler deixa de funcionar, geralmente a água começa a sair quente já que a temperatura dentro dele começa a subir de forma descontrolada; por tanto, se a água está saindo quente, ou até mesmo fervendo, possivelmente o defeito é no ventilador/cooler que existe no fundo do purificador.

Neste purificador com defeito o ventilador está funcionando normalmente, então vou começar a desmontar ele completamente.

Tirei todos os parafusos do fundo e da parte de baixo deste purificador. Mesmo puxando ele não se abriu. Comecei a observar então como era o encaixe, e descobri que o certo é puxar para baixo para que isopor saia do trilho plástico. Foi bem complicado até descobrir que seria assim a forma correta de desmontar.

Depois que abri o purificador, encontrei os fios que são da pastilha Peltier. Fiz um pequeno corte com um estilete e medi a tensão com o multímetro.

A tensão de quase 12 volts está chegando na pastilha, sendo assim, a fonte de alimentação e o circuito de controle estão funcionando normalmente, porém, este componente eletrônico, apesar de receber a tensão de 12v não está funcionando. Vamos fazer a substituição.

Para conseguir acessar a pastilha Peltier, precisarei remover este isopor que ajuda na vedação térmica. Depois é necessário remover o suporte plástico onde o ventilador está montado.

Note que ele está bem sujo, o que é muito normal. Após remover o ventilador, terei que remover este dissipador de calor. A pastilha Peltier está embaixo dele.

Após remover o dissipador de calor já podemos ver a pastilha embaixo. Existe uma pasta térmica branca, o ideal é não limpar ela. Removi esta borracha isolante e cortei os fios da pastilha Peltier.

Esta caixa cinza onde a pastilha Petier fica alojada, é o reservatório de água, ou seja, toda água que entra dentro deste purificador fica armazenada ai dentro deste recipiente. Então, a célula Peltier começa a esfriar a água e armazena ela já na temperatura de cerca de 10ºC. Quando nós pressionamos o botão na frente do purificador ele apenas libera a água que já está resfriada.

Irei usar uma pastilha de outro equipamento, porém com a mesma referência. Note que ambas tem o mesmo código. Esta pastilha que será colocada no lugar é de outro purificador que não tinha mais uso.

Coloquei a nova pastilha no lugar e posicionei o dissipador de calor após a boa limpeza que dei nele. Como o ventilador e o suporte estavam bem sujos, desmontei e fiz uma boa limpeza também para que possam durar por mais alguns anos. Note que o sentido do ventilador deve ser preservado, o ventilador joga o ar para fora! A etiqueta do ventilador ficará virada para fora.

Fiz a solda dos fios da pastilha Peltier e coloquei termo retrátil com ajuda de um isqueiro. Nos fios do ventilador que eu havia cortado para limpeza, fiz a solda nos fios e usei um isqueiro para os termo retrátil ficarem bem justos.

Como eu não tenho como testar, já que não tinha água corrente na bancada, o jeito foi colocar um termômetro no dissipador de calor. Conforme o tempo passava a temperatura no dissipador de calor foi subindo, indicando que havia funcionamento na pastilha Peltier.

A fonte de alimentação é presa na traseira por um parafuso, então o ideal é parafusar ela antes. Agora vem a pior parte: montar tudo isso novamente. Como o isopor é bem apertado foi bem complicado encontrar a forma correta de montar; e depois de uns 10 minutos tentando consegui montar tudo no lugar e encaixar todas as partes.

E assim, foi o conserto deste purificador de água que não gelava a água. O conserto demorou cerca de 50 minutos, sendo que quase 80% do tempo foi destinado à montagem e desmontagem.

Depois de tudo montado, o purificador funcionou corretamente e a água voltou a ficar gelada.

Se você gostou do vídeo por favor curta e compartilhe.

Caso ainda não seja inscrito realize a sua inscrição! Um abraço e até mais.

Descrição

Neste vídeo mostro como foi o conserto do purificador de água que não estava gelando a água. Este e outros purificadores de água que deixam de gelar a água geralmente são por dois motivos:

1) o ventilador da parte traseira que parou de funcionar

2) a pastilha Peltier que deixou de funcionar.

Outros defeitos podem acontecer, claro, porém acontecem com menos frequência.

Em caso de dúvidas, deixe seu comentário.

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados