Extensão elétrica não funciona ou falhando. Como consertar

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite! Não sei que horas você está me assistindo, mas hoje vou trazer um vídeo um pouco diferente. Eu coloquei o meu ferro de solda simples e modesto aqui em uma extensão dessas que a gente compra no supermercado. Ontem eu passei alguns minutos esperando o ferro de solda esquentar e ele não esquentou.

Então a primeira coisa que eu fiz foi cortar um pedaço. Está fora da tomada viu gente, cuidado, isso aqui mata! Eu cortei um pedaço e soldei aqui, a solda até que ficou razoável, aí eu coloquei na tomada de novo e aí não funcionou. Então qual foi minha primeira ideia? Estava com um pouco de pressa ontem, então liguei direto na tomada o ferro de solda.

Só que eu achei que aqui que estava folgado, aí hoje com um pouco mais de calma eu falei que queria resolver essa extensão e não compraria outra. Eu tenho uma, não preciso comprar outra! Então vamos lá, vamos achar o bandido!!! Um multímetro comum, se você não tiver um multímetro, você poderia fazer uma lâmpada em serie ou alguma coisa assim com uma pilha, qualquer coisa que você saiba que está passando corrente.

Nesse caso aqui é um multímetro, quando ele apita, a gente sabe que está chegando energia, então vamos pensar um pouco, isso aqui é uma extensão, isso aqui fica parado na tomada só que o fio move, como eu já cortei aqui um bom pedaço, cortei uns 10cm, provavelmente o defeito não está mais aqui, a conexão aqui está bem apertada, então onde pode estar o defeito? Aqui!

Alguém pode ter puxado o fio da tomada e estourou aqui por dentro, mas vamos tirar a duvida né, outra coisa, antes eu dei uma lixada aqui porque como isso é "latão" acaba ficando com uma sujeirinha aqui em cima e acaba dificultando o contato, então dei uma boa lixada aqui nos terminais. Vou encostar uma ponta de prova aqui de um

lado só, está encostado só aqui... Então eu vou procurar aqui onde está.... Então eu sei que tem continuidade aqui. Deixa eu mexer aqui.... Então qual vai ser meu teste? Estou segurando aqui e vou mexer o fio. Perfeito! Não tem nada errado, sei que desse lado não tem problema, pelo menos de movimento, Está ouvindo o barulhinho?

Agora vou fazer a mesma coisa com o outro terminal, não deu nada obviamente se não estaria em curto. Só em algumas posições que ele funciona, então qual o problema? Esse terminal aqui desse lado, deixa eu marcar ele, esse cara aqui está com problema, então é um plug selado, então o que eu vou tentar fazer é abrir aqui para mostrar o problema, só a titulo de curiosidade mesmo, mas de qualquer maneira eu não tenho como reaproveitar ele, não vai ficar um negócio bacana, então eu vou cortar. Vou puxar o cobre, vocês vão ver que o cobre vai sair com facilidade porque ele está estourado em algum lugar e a gente vai entender melhor o que aconteceu. Vou cortar com meu alicate antiguíssimo, está fora da tomada viu gente, não tem eletricidade aqui. Cortei! Vamos lá! Saiu ô, tá vendo?

Então o problema foi aqui dentro, eu puxei, saiu, foi um defeito de fabricação, a ponta está um pouco chamuscada, não sei se da pra ver, mas está um pouco chamuscada. Eu achando que o problema era de quebra, ele estava queimado aqui dentro, como eu já soltei, isso aqui não tem muito como tirar, vai na força bruta. Vou ter que abrir porque ele é crimpado do lado de dentro. Quando eu puxei quebrou! Adriano por que você não usa a ferramenta

certa? Ta querendo destruiu o negócio? Isso aqui vai pra o lixo, não precisa ter cuidado, é só pra mostrar. As pessoas gostam de ver a gambiarra, então, tome gambiarra!

O que acontece é que esse fio é crimpado, o que vem a ser crimpado? São terminais de latão e não de cobre que são amassados numa máquina, ela não solda, ela amassa e isso é pra basicamente toda a indústria eletrônica, dificilmente você vai ver um conector soldado. Geralmente são todos crimpados, amassados. Só porque eu não quero que o vídeo fique longo está demorando para sair! Olha aqui, eu tô puxando o pedacinho, está vindo só o plástico, só o plástico preso aqui dentro... E o fio, estava... Olha ainda tem um pedacinho!

Então o que acontece, o fio entra por aqui, deixa eu ver se da para dar um zoom, ai eles dobram o fio por cima, a

maquina vem e aperta, mas parece que prenderam igual a vocês sabem o que deles.... porque tem até um pedaço de cobre solto aqui, foi defeito de fabricação que por milagre funcionou todo esse tempo...

É isso! agora é trocar o plug aqui, ar adeus para o velho guerreiro, já serviu muito e é isso. Espero que eu tenha te ajudado, te ensinado alguma coisa com esse vídeo até porque eu não sabia que eu ia encontrar, mas são coisas

do dia a dia que acabam acontecendo. Nesse caso, defeito de fabricação. Um abraço! Se inscreva no canal, tudo de bom para você e dê aquele like que só você sabe dar!

Descrição

Neste vídeo mostro como arrumar uma extensão elétrica daquelas bem simples que compramos em supermercados. O defeito pode ser localizado facilmente com algum aparelho de medição de continuidade elétrica ou até mesmo por tentativa e erro dada a simplicidade do circuito em si. Espero transmitir algum tipo de conhecimento e ser útil à você!

como consertar uma extensão

como consertar extensão

Relacionados

como consertar uma extensão

como consertar extensão

extensão eletrica

como arrumar uma extensão

como arrumar extensão

como consertar extensão

como arrumar extensão

como consertar uma extensão

como arrumar uma extensão

como consertar extensão queimada

como conserta estensão com mal contato

como consertar extensão retrátil

como consertar uma extensão elétrica

como abrir uma extensão elétrica

como arreglar una extensión eléctrica

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados