Principais Diferenças entre multímetro digital e analógico

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite! Adriano Oliveira com vocês falando um pouquinho das diferenças dos multímetros analógicos e digitais.

Geralmente quando a gente está começando na eletrônica, nós vemos em muitos livros os desenho de um multímetro analógico. Ele é um tipo de multímetro mais antigo, depois ele evoluiu para o digital e há ainda quem use os multímetros analógicos. É uma questão de gosto e também para algumas funções específicas as vezes é mais interessante usar um multímetro analógico. Este multímetro aqui foi dado pelo Marcelo Sobral, Obrigado Marcelo! Valeu! E enfim ele estava com alguns probleminhas, não está funcionando 100% porém para mostrar aqui como funciona na prática vai dar para mostrar.

A primeira grande diferença é que aqui no multímetro, deixa eu posicionar a câmera melhor, aqui no multímetro analógico, quando há alguma variação de resistência ou de tensão conforme a chave ele vai mostrar ali. Então nós temos que ler o que está na agulha e ainda tem que ler a escala que eu coloquei. Neste caso aqui, Vezes 1000, eu tenho multiplicar o valor que eu achei aqui em cima na escala vezes mil. Neste caso aqui seria 0,5. está entre 1 e zero, seria vezes mil, 500. Olha como é difícil você ler isso aqui. Acaba se tornando difícil.

Quando você só precisa de um sim ou não, tem resistência, não tem resistência, ele acaba se tornando mais rápido. Outra diferença dele são as escalas. Aqui eu tenho a escala, vezes 100, vezes 10, vezes mil, como eu falei para ler a resistência, então se eu for ler um resistor, deixa eu pegar um resistor qualquer...

Eu tenho que ler a resistência, vamos ver aqui a diferença em um multímetro digital, este multímetro aqui tem a escala automática, então eu não sei qual é o valor, basta eu encostar aqui, ele irá procurando a escala.. até encontrar. Se eu já soubesse qual seria a escala, bastaria eu pressionar aqui e a leitura acaba se tornando bem mais rápida... A diferença é brutal em relação à precisão. Vamos fazer outro teste aqui, vamos medir a tensão desta pilha.

Um ponto cinco volts, um ponto quarenta e nove, e aqui o que eu tenho que fazer, tenho que colocar aqui, escala até 10 volts, este multímetro é pequeno porém evidentemente há multímetros maiores, este aqui é só um para demonstrar, então o que acontece? Quando eu coloco aqui, olha quanto pouco mexe aqui, porque? Porque a escala é de 10 então e eu tenho que ler nesta escala vermelha, deixa eu dar um zoom. Nesta escala vermelha eu tenho que ler quanto ele mede... veja que a escala é até 10, está vendo? Porque é na escala de 10.

Se eu tivesse colocando na escala de 50 eu leria na escala de 50, 250 e por ai vai. Então eu coloquei na escala de 10 e eu vou ler na escala de 10. Veja como mexeu só um pouquinho. Sem contar que ele acaba sendo muito sensível a pancadas e este tipo de coisas e então mecanicamente não é muito interessante... Para medir diodos é legal, ele acaba sendo mais rápido, para medir transistor também ele é muito bacana, para medir descarga de capacitores também ele é muito legal e acaba sendo que hoje em dia nós não vemos tanto destes multímetros porém há quem goste, quem conserta televisões antigas, e rádios, acaba se tornando um companheiro de todas a horas.

Outra coisa interessante, olha: Aqui nos multímetros, a escala de resistência geralmente nos multímetros analógicos, quando você encosta uma ponta na outra você tem que zerar. Era para estar lá no final! Então nós temos que vir aqui e ajustar o zero... Ajustar o zero dele, ou seja, teria que ir girando aqui do lado até aquele ponteiro ir lá para o final. Já neste multímetro aqui nós não precisamos fazer isso.

Sem contar que ele tem outras (neste caso específico, neste modelo) ele acaba tendo outras funções, como leitura de capacitores, frequência, temperatura, ganho de transistores e por ai vai. Então este multímetro é interessante pelo custo dele? talvez não. Talvez você comprando um multímetro digital com menos funções acaba saindo até com o mesmo custo. Hoje em dia eu não acredito sinceramente que valha a pena comprar um multímetro destes analógico, mas está ai, para quem tinha curiosidade de ver a diferença na prática, é esta, com certeza eu prefiro utilizar um multímetro digital.

Obrigado por assistir o vídeo até aqui, é isso! Qualquer dúvida conte comigo! Até mais!

Descrição

Principais Diferenças entre multímetros digitais e analógicos

Relacionados

multimetro digital e analogico

multimetro

multimetro analogico e digital

multimetro analogico y digital

multimetro digital e analogico diferenças

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados