Transcrição
Bom Dia, Boa Tarde! Boa noite! Hoje em curso; um minicurso; sobre como usar os MultÃmetros. Esse modelo mais simples digital, modelo digital escala automática e o último, um multÃmetro analógico. Vamos as diferenças: basicamente, a diferença desse multÃmetro para esse multÃmetro são algumas leituras que disse que não faz, por exemplo, medição de capacitores, frequência, temperaturas que não faz e o fato do pequeno que tem que escolher a escala. Este aqui muda de escala de forma automática.
A diferença do multÃmetro digital para o analógico é que em vez do valor aparecer diretamente aqui no display a gente vai ter que olhar o valor que está na ponta da agulha. Então a diferença é esta. Vamos lá para o primeiro tipo de medição!
A escala DC, corrente direta, corrente contÃnua é para se usar em baterias, Pilhas ou qualquer fontes que a gente tenha definido positivo negativo (não seja alternado). Então por exemplo para se medir esta pilha que de um 1,5V qual escala que eu vou escolher? Vinte Volts, 200, 1000, 2000 milivolts, 200 milivolts, então, qual escala que mais se aproxima aqui? Vamos colocar na escala aqui; ele está bem apagadinho mas dá para a gente ver. Vamos colocar na escala de 20V. Mediu 1,47.
Se eu troco de escala já me deu mais precisão. 1,468. Se eu coloco na outra escala ele mostra este número um, ou seja, fora de escala, não conseguiu medir. 1,467 DC (corrente direta). Vou voltar para o outro multÃmetro. Neste multÃmetro é mais fácil, eu apenas encosto aqui ... e ele já acha a escala automaticamente e eu não preciso fazer nada. Basicamente é só encostar e pronto. Caso eu precise alterar aqui a faixa, basta apertar no RANGE aqui, e ele vai trocando.
Falando ainda sobre corrente contÃnua no próprio multÃmetro ele tem as especificações. Aqui neste multÃmetro ele consegue medir no máximo 1.000V, na escala de 1000V. Só que tem um probleminha: Como você vai pedir 1.000V com um cabo deste aqui? Não é recomendado você não medir mais de 220V com este cabo. Você pode correr risco de morte. Este cabos que vem no multÃmetro não tem qualidade. Já este aqui, vem com um cabo melhor. Este cabo aqui se eu não me engano vai até 750V, e aqui em baixo também nós temos a informações, olha aqui, 1000V DC. Neste aqui já dá para confiar porque o cabo tem uma isolação melhor.
Neste multÃmetro, a mesma coisa, nós temos as escalas aqui, até 1000V, eu acho um pouco ridÃculo você medir 1000V com um aparelhinho deste aqui, mas você tem as escalas e vai ajustando a escala de acordo com o que você espera medir.
Outro detalhe importante: Onde conectar os fios? eu tenho aqui três entradas, tá vendo?! Neste aqui eu tenho quatro. Basicamente é ler o que está escrito. Eu tenho o comum, ou seja, independente da situação ele vai ficar ligado (o comum está aqui neste modelo), neste outro modelo só tem dois então não tem como errar, mas está aqui... Negativo. E aqui ele já está me falando que para ligar, para medir tensão, (deixa focar) para medir tensão ou resistência ou corrente, mA, miliamperes são estes dois. Ou seja, você vai usar 99% do tempo ele nestes dois.
Em alguma situações, se você inverter, por exemplo, você coloca, aqui.. e liga na tomada, provavelmente eu vou queimar o multÃmetro, Tá?! Se não tiver uma proteção ou fusÃvel, ou o multÃmetro você vai queimar. É sempre importante você entender que para você ler tensões ele tem que estar nesta saÃda/entrada com o sÃmbolo V. Sempre isso!
Vamos ligar aqui na fonte! Ele vai mudando de escala automaticamente. Não preciso me preocupar. Ele acha a escala automaticamente. Isso é uma coisa ótima! Segunda leitura AC (corrente alternada) Então quando você for medir a tomada, medir a tensão que você tem na tomada, se você tiver medindo uma tomada 127V você irá colocar nesta posição aqui até 200, se for uma tomada 220V você irá colocar na escala de 750. Se você passar disso vai aparecer aquele 1 e você não vai conseguir medir. Os dois pinos continuam aqui, olha, o limite dele neste caso são 750V.
Neste caso deste multÃmetro ele está em DC, para mudar para AC olha que fácil, basta pressionar colocar na tomada e ele vai mostrar o valor que você terá na tomada assim como eu fiz no DC, ou seja, não tem dificuldade nenhuma, nenhuma, nenhuma!
Próximo item vamos para as escalas de resistências! Para quem servem a escala de resistência? Elas servem para lera resistência elétrica de por exemplo, uma resistência de chuveiro de um resistor, olha, olha o resistor aqui. (focar). 560 ohms, não é isso?! O sÃmbolo do ohm, sÃmbolo do ohm aqui. Deixa eu soltar aqui da fonte...
Ele procura a escala e me mostra. o que a vezes a gente acaba sofrendo um pouco no inÃcio da eletrônica são as unidades de medida. Ele está falando aqui que deu ZERO PONTO 560 KILOOHMS. 0,56k é igual a 560 ohms, da mesma maneira. Vamos ver aqui neste outro multÃmetro quando irá dar. Neste caso eu já tenho aqui que selecionar qual a faixa que eu espero ler. Qual a faixa que eu vou conseguir medir? 200 é pouco, eu tenho que colocar na escala de 2.000. 560, 563.
Este multÃmetro tem uma escala com o sÃmbolo de diodos, está vendo aqui, com o sÃmbolo do diodo, (deixa focar), sÃmbolo aqui do diodo, neste multÃmetro aqui nós temos a escala do diodo, ou seja, ela está presente em quase todos os multÃmetros, então, essa escala serve exclusivamente para medir diodos, quando nós vamos testar algum diodo ou algum transistor, deixa eu pegar um diodo aqui. É isso mesmo, testa de um lado não funciona, eu tenho aqui o teste rápido de diodos, queda de tensão nele. Eu não vou me aprofundar muito nisso, é um assunto de quem é da área de eletrônica você consegue rapidamente, quem é da área de eletrônica já sabe como fazer isso e quem está apenas aprendendo a usar o multÃmetro em casa não vai precisar deste recurso. Então é isso! para Medir diodos.
Ai olha, neste multÃmetro aqui dentro da mesma função, quando eu aperto aqui eu tenho a escala com apito. Quando eu encosto uma ponta na outra ele apita. Para que que serve isso? Digamos que eu queira saber se este metal aqui é condutor de eletricidade. Então eu coloco o multÃmetro, vai, há uns 30 centÃmetros de mim, quando eu encosto eu já sei que é condutor, não tem nem que olhar para ele. O apito já evita da gente olhar para o multÃmetro. Mais uma questão de rapidez.
Escala de capacitores. SÃmbolo aqui, universal do capacitor, então, vamos lá... 0,992 microfarads, um microfarad. Este capacitor aqui é de 1microfarad 250V. Está correto. Mais uma vez quem é da área de eletrônica não precisa de ter este tipo de informação sobre o uso do multÃmetro, está bem claro, e quem trabalha.. quem só vai usar para ligar na tomada não precisa também aprender isso porque não vai usar.
Este multÃmetro tem também uma leitura de frequência então ele poderia ler os 60hz da tomada aqui e fazer uma leitura de frequência. Temperatura... este outros multÃmetros não tem, por isso eu estou pulando, não tem.. neste aqui e neste aqui. Leitura de temperatura... O que acontece? este multÃmetro vem um sensor que você coloca neste dois pontos, coloca por exemplo dentro de um forno, dentro de alguma coisa que você quer medir a temperatura, e ele consegue medir a temperatura daquele ambiente externamente.
Este hFE, é bem famoso! hFE ele tem aqui também... hFE ... O que é isso? Pouca gente sabe! Ele é usado para medir ganho de transistores. Aqui é um transistor. Deixa entrar em foco, transistor BC547. O transistor é uma chave eletrônica que serve também para amplificação. Neste caso aqui é para medir quanto, quantas vezes este transistor amplifica. O que acontece? você tem que olhar, entrar na internet e olhar quais são os pinos do transistor e os pinos dele. Tem dois tipos aqui, olha: Você tem NPN e PNP. Este lado aqui, estes quatro pontinhos são para NPN e estes outros 4 para PNP.
O primeiro passo é descobrir se ele é NPN ou NPN. Você tem que olhar na internet o DATASHEET dele. Depois você tem que olhar o que cada terminal deste aqui. Então... neste caso, Emissor, Base, Coletor. Eu já sei qual é, basta colocar aqui... E eu tenho já a amplificação dele. Ok?! Ele já mostra aqui e eu já sei que este transistor está legal.
O campeão de dúvidas agora... O campeão de dúvidas agora, medidas de corrente. Neste caso, somente neste caso eu vou alterar aqui a posição das pontas de provas. Neste caso eu iria colocar aqui...(em cima) E neste caso aqui eu vou colocar aqui. Então nós temos o que? Nós temos dois tipos de medição. Eu tenho medição... este multÃmetro aqui mede 10 amperes DC, então por exemplo, qual é a aplicação prática disso, eu quero medir quanto que um amplificador do meu carro está usando: ai eu usaria 10 amperes DC. DC, não tem nada a ver com tomada isso daqui. Bateria!
E aqui são os valores mais baixos de corrente. Eu tenho 10 Amperes DC deixa eu colocar para lá, da na mesma, aqui também 10 amperes DC. Neste caso nós temos que colocar em série, em série... então o que eu vou fazer? Digamos que aqui está a fonte de alimentação do meu carro. Vou colocar aqui 12V, imagina que aqui é a bateria do meu casso, 12V, então eu ligo aqui... positivo com positivo, e nestes dois aqui, nestas duas pontas, aqui está vindo da bateria e aqui está vindo do multÃmetro. Se eu encostar aqui vai sair uma faÃsca enorme, vai entrar em curto como eu falei, irá queimar o multÃmetro. Mas, eu consigo medir por aqui, o consumo de corrente. Então vamos lá! Vamos ver quanto este motorzinho irá gastar de corrente. Opa!!! Está fora da escala né Adriano! (risos) Amperes... Deixa eu prender como a mão para ficar mais fácil visualizar. O motor está girando na minha mão, a leitura de corrente que eu tenho 80,96 miliamperes, só desta forma que eu consigo medir a corrente. O motor está aqui girando olha...
Como eu sei a quantidade de corrente já eu posso colocar em uma escala mais sensÃvel, então eu coloquei na escala de mA aqui como o próprio multÃmetro mostra para medir miliamperes, não amperes, eu tenho que trocar, olha.. ficou mais preciso agora. Ou seja, o consumo de corrente. Este multÃmetro também mede corrente AC; já este aqui não. Digamos que eu quisesse medir o consumo de corrente de lampada elétrica, ligada em 127V, só este multÃmetro iria conseguir fazer, se eu tentasse fazer isso com este multÃmetro eu iria queima-lo.
Então é isso! Espero que tenha gostado do vÃdeo, qualquer dúvida entre em contato, deixe nos comentários! Se eu puder ajudar serei muito feliz! Um abraço, tudo de bom e até mais.
Descrição
Aprenda neste vÃdeo a como usar todas as funções do seu multÃmetro digital, auto range ou analógico. Corrente, tensão, resistência, capacitância, frequência e ganho de transistores.
aula de multÃmetro
multÃmetro vc99
aula de multÃmetro
Itens que uso neste vÃdeo.
⚡ Fonte de Bancada 0-30V 10A
https://adrianoaoli.com/r/Fonte0-30V.html
⚡ MultÃmetro Simples DT830B
https://adrianoaoli.com/r/MultimetroDT830B.html
⚡ MultÃmetro VC99
https://adrianoaoli.com/r/MultimetroVC99.html
#multimetro #aulaeletronica #aulademultimetro
00:00 Apresentação dos tipos de multÃmetros
00:59 Leitura de tensão DC
05:39 Leitura de tensão alternada AC
06:38 Leitura de resistência Elétrica
08:17 Medição de diodos
09:32 Continuidade Elétrica
10:08 Leitura de capacitores
10:51 Leitura de frequência
11:10 Leitura de temperatura
11:25 Leitura de ganho de transistores
13:11 Medida de corrente elétrica
16:50 Encerramento
Relacionados