Como emendar cabos de extensões com segurança (ou cabos PP)

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Hoje um vídeo de um conserto de um cabo. Realmente hoje é um vídeo de conserto!

Uma explicação hiper-rápida de como realizar emendas em extensões e cabos elétricos de várias vias. Este é um vídeo indicado para pessoas que estão aprendendo eletrônica ou eletrotécnica. Se você não tiver familiaridade com equipamentos elétricos, com ferramentas, sugiro que você não prossiga neste vídeo!

Quem nunca precisou fazer uma emenda em um cabo elétrico, principalmente nos cabos que possuem 3 vias?

Se você tem dúvida de como fazer a emenda de um cabo de energia, hoje seguramente você vai tirar todas as suas dúvidas. Mas antes, se você não for inscrito aqui no canal, faça a sua inscrição, curta e compartilhe com os seus amigos que podem ter dúvida também. Vou ficar muito feliz com isso!

O que a gente precisa entender inicialmente é que cabos deste tipo possuem duas isolações, ele possui uma isolação externa que abrange os condutores internos, e cada via, cada cabo interno possui a sua própria isolação.

O primeiro passo é remover esta isolação que agrupa os três cabos internos.

Com um estilete, com uma faca, você pode começar a cortar a isolação e depois puxar um pouco o cabo. Neste método que estou usando aqui, vai ser preciso você abrir bastante, em torno de uns quatro dedos mais ou menos.

Eu usei um estilete para começar a abertura do cabo e depois puxei. Isso é uma forma muito simples para você não acabar estragando a isolação dos cabos internos.

Quando você faz força, a isolação externa acaba se rasgando naturalmente.

Agora este é o ponto que todo mundo erra.

Para a gente conseguir garantir uma isolação legal é preciso que as emendas não sejam paralelas. Se você faz as emendas paralelas, aquilo vai ficar tão estranho, vai ficar um bolo de fita isolante, sem contar que a isolação pode não ser tão eficaz.

Então aqui nós vamos medir e deixar um fio de um lado pequeno e do outro lado grande. Cada fio de cada lado terá um tamanho diferente. Eu estou usando aqui um decapador de fios, porém você ai na sua casa pode usar um estilete, pode usar uma faca, desde que você tenha muito cuidado e não rompa nenhuma via interna, nenhum fiozinho de cobre. Você tem que consegui decapar sem que nenhum fiozinho de cobre, como você preferir chamar, seja cortado.

Em seguida nós vamos apertar com bastante força, até porque, o princípio de tudo é que isso é um cabo de alimentação, então ele vai ficar jogado no chão, alguém pode tropeçar, alguém pode esticar ele, pode fazer força e nós temos que garantir aqui rigidez mecânica. O que isso significa: Que mesmo se alguém fizer uma força nele, ele não deve se romper.

Quando a gente aperta as três vias, nós já estamos garantindo uma certa rigidez mecânica, porém, neste caso, eu estou preferindo usar termo retrátil, e depois de apertar, também soldar, ou seja, eu estou garantindo duplamente a fixação mecânica.

As vezes as pessoas acham que simplesmente soldar garante alguma coisa. Não, pelo contrário: A solda pode quebrar!

Antes de fazer a solda você tem que garantir que haja rigidez mecânica. Vale a pena você fazer o teste de stress, puxar as duas pontas para ver se está tudo certo!

Feito, isso, com o próprio ferro de solda eu consigo apertar um pouco o termo retrátil e ele irá servir como isolação.

Se você não tiver termo retrátil, basta colocar fita isolante no local, sem nenhum problema! Uma camada generosa de fita isolante é muito bem-vinda também.

Se você não quiser soldar o fio, tudo bem! Porém você tem que apertar bastante para que ele não se rompa!

Após isso nós podemos notar que as emendas não ficaram paralelas, ou seja, a isolação do cabo ao lado, já garantia a isolação do cabo emendado. Olha que bacana!

Mesmo se não existisse termo retrátil, mesmo se não existisse fita isolante nós já teríamos isolação para evitar um curto-circuito. Então imagina só como a isolação ficou bacana!

Agora nós vamos colocar uma camada de fita isolante do lado de fora. Eu não tinha um termo retrátil que coubesse do lado de fora do cabo, se não, com certeza eu colocaria, o acabamento fica muito melhor! Então, coloquei fita isolante.

Agora nós precisamos testar.

O ideal é você colocar o multímetro na escala de continuidade e medir para ver se há algum curto-circuito, ou seja, se você coloca as pontas de prova do multímetro em um dos lados, não deve apitar, concorda? E nós precisamos saber também se a solda está bem feita, então você vai encostar a ponta de prova em um dos pontos, de um lado, e vai encostar a outra ponta de prova do lado, vamos localizar, tem que haver continuidade em um dos pontos. Neste caso aqui, o pino do terra, centra na minha extensão, e os dois pinos são os laterais. Assim fica fácil encontrar. Se ficou alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que eu farei questão de responder! Um abraço e até a próxima!

Descrição

Tem dúvidas de como emendar um cabo de duas ou mais vias? Veja neste vídeo algumas dicas para consertar cabos de energia (PP) e realizar emendas de forma segura.

Relacionados

como emendar fio

emenda cabo pp

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados