O que é VARIAC? Pra que serve um VARIAC? Regulador de Tensão

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 23/01/2022

Veja Também

Transcrição

Olá pessoal que gosta de eletrônica, hoje trazendo um vídeo mostrando para vocês este VARIAC que eu comprei aqui para relembrar os velhos tempos que eu usava VARIAC todo dia; testando transformadores, estabilizadores em uma indústria que eu trabalhava.

Para quem não sabe, o VARIAC é uma bobina grande, eu não sei se dá ver aqui dentro. Quando ele Gira, o eixo dele, ele vai andando lá dentro, olha, em cima daquele bobina, olha, o eixo, e ele vai mudando o contato da espira.

Você tem lá dentro um núcleo de um transformador toroidal, enrolado, está lá dentro, enrolado, grande e pesado inclusive. Quando você gira a parte de cima um contato vai passando nas espiras, olha.. O contato geralmente de grafite vai alterando a espira de contato; ou seja, e assim ele vai variando a tensão; ou seja, é um autotransformador. Não tem a isolação da rede, você vai mudando apenas. Em vez de estar em contato com a espira 30, agora está com a 36, agora com a 37, 38 e cada espira tem uma tensão diferente, certo, é assim que funciona um VARIAC.

Geralmente os VARIAC são utilizados para teste, em engenharia, para quando você está precisando testar por exemplo... esta lâmpada aqui, ela acende com quantos Volts? Digamos que eu esteja projetando lâmpadas e precise saber quanto quantos Volts ela acende, então eu vou alterando aqui...ela já começa acender como 23V. Este modelo de VARIAC, tem um ponteiro, então conforme eu vou aumentando a tensão... O brilho da lâmpada vocês estão vendo no reflexo, olha... Então deixa eu colocar 100Volts aqui olha, está próximo de 100 Volts aqui em cima, tá vendo?!

Na escala de cima e no meu multímetro que está ligado. O meu multímetro está lendo a tensão de saída.

Um ponto negativo sobre este VARIAC que eu comprei é que ele não tem porta fusível, eu já procurei, rodei, dei uma olhada, não tem porta fusível; ou seja, se ele queimar, se eu colocar alguma coisa em curto-circuito aqui eu vou acabar queimando alguma espira e enfim, ou, o fusível está interno, muito bem escondido e eu não achei né?! Não descarto, mas outros modelos de VARIAC, eles tinha um porta fusível do lado então quando queimava você vinha aqui e trocava. Outra coisa que eu achei estranho neste modelo de VARIAC, claro que eu comprei sabendo né, já que eu não achei de outro modelo ... é que ele fica em cima, aqui, então eu não consigo colocar nenhum equipamento em cima dele; se eu quisesse colocar mais alguma coisa aqui e empilhar eu não consigo. Os outros modelos de VARIAC que eu usava, eram aqui na frente.

Outra coisa que me incomodou um pouco aqui neste modelo é que ele não tem plug. Se eu quiser por ligar por exemplo um aparelho elétrico aqui eu não consigo. Você tem que colocar a fiação; já em outros modelos que eu usei, eles tinham aqui como se fosse uma tomada, não era uma tomada, mas dava para encaixar o pino.

Então basicamente o VARIAC, você pode usar para testar transformadores, testar lâmpadas, como eu falei, ver o ponto que ela liga, por exemplo, eu vou aumentar aqui a energia vocês vão ver que o brilho deste tipo de lâmpada aqui, não vai aumentar... está em 100 Volts agora. Olha, 135Volts, eu consigo variar isso!

O VARIAC funciona diferente de um DIMMER. o DIMMER corta um pedaço da senoide. Aqui a senoide vai crescendo e diminuindo. Eu vou ligar aqui para vocês verem. Então, acabei de ligar este alicate amperímetro que eu tenho, que ele tem um osciloscópio interno, vai dar para a gente verificar. Ele já está medindo aqui a frequência de 60 Hertz, 0,60 Quilohertz, 60 Hertz e 30 volts. Então conforme eu mexo aqui na tensão, olha, tá vendo.. a senoide vai diminuindo a amplitude, olha, Vai ter um momento que ele irá diminuir novamente pois irá mudar de escala. Tá vendo, 38 Volts, Olha ele mudou de escala, por isso ficou pequeno, Então eu posso aumentar... continuo aumentando, olha... 100 Volts...

Já neste outro tipo de lâmpada, o que nós temos aqui? com 20 Volts eu já tenho a lâmpada acesa um pouquinho e conforme eu vou aumentando, a tensão, o brilho da lâmpada vai também aumentando... olha só que legal. Eu estou aqui com 70 Volts, 70 Volts e vou aumentando. Ou seja, eu poderia fazer um teste aqui para mostrar até quantos Volts esta lâmpada aguenta, por exemplo, estoura com quantos Volts, quanto tempo ela aguenta com tantos volts ... ou seja, um VARIAC é mais usado para engenharia, para projetos, para testes, quem conserta, quem faz reparos, provavelmente nunca irá precisar de um VARIAC na vida, tá?! Isso aqui é um equipamento que eu espero usar muito aqui no canal, fazer muitas experiências com vocês, inclusive se você tiver alguma sugestão de experiência, manda ai que eu vou ficar feliz em poder fazer, comprei ele para a gente poder brincar um pouquinho.

E é isso! Se ficou alguma dúvida deixa nos comentários que eu respondo para você! Um abraço e até a próxima!

Descrição

Testei um VARIAC que comprei modelo TDGC2-2k (2kva)

Corrente de até 8 Amperes com medidor de tensão acoplado.

Falo no vídeo sobre alguns pontos negativos deste Variac, sobre como ele funciona e em que pode ser empregado.

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados