Motivos para evitar usar um adaptador de tomadas

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 18/06/2022

Veja Também

Transcrição

Você sabia que se você usar um conector, um adaptador, especialmente daqueles que convertem o plug do padrão americano ou europeu para o padrão Brasileiro você pode estar colocando a sua vida em risco? É isso mesmo que você ouviu. Este tipo de adaptador promove muitos maus-contatos e onde há mau contato a chance de incêndio é muito grande.

Então eu peço que você preste atenção neste vídeo para a gente abordar sobre este assunto e eu te ensinar como resolver este problema com três reais.

É isso mesmo que eu falei segundos atrás. Quando você usa um adaptador você está colocando a sua vida em risco, ou então está colocando a integridade do seu equipamento em risco; qual motivo disso: Os adaptadores geralmente possuem folgas e são de qualidade duvidosa.

Geralmente você compra isso em camelô, você compra isso e as vezes não tem nem marca no rótulo do adaptador. Você não sabe nem o que está comprando e se der algum problema você não tem nem a quem reclamar.

É muito mais barato você cortar o fio do seu equipamento e colocar um plug novo no local. Estes plugs geralmente custam entre três reais e seis reais e você encontra em qualquer casa de material elétrico ai perto da sua casa.

Se o seu equipamento não estiver na garantia, você pode muito bem fazer isso na sua casa. Você corta o fio, pode ser até com uma faca que você tenha na sua casa, um alicate, abre ele... abre as vias dele, e decapa as pontinhas do fio, tomando cuidado para não cortar nenhuma via de cobre.

Ou seja: Quando você abre o fio, você vai notar que existem várias vias, e você não pode cortar nenhuma. Todas aquelas são necessárias. Acredite se quiser mas todas são necessárias.

Então você decapa o fio, dobra a pontinha dele e parafusa no plug, tendo cuidado para que nenhuma via fique de fora, todas tem que entrar por aquele buraquinho e é claro, evidente, que nenhuma pode encostar em outro pino, se não você terá, fogos de artifício ai na sua casa. Acho que você não quer isso né?!

Depois que você montar isso isso, você parafusa, arruma o fio ai dentro, como eu estou mostrando no vídeo e fecha novamente, e com isso, você evita o uso de um adaptador, que provavelmente deve custar mais caro do que este plug novo que eu comprei.

Você agindo desta forma consegue dar mais segurança pra o seu equipamento. Pode parecer um pouco complicado, mas pode ter certeza é muito mais fácil e muito mais seguro. Se você não se sente confortável fazendo este tipo de manutenção, vamos chamar assim, é melhor você levar o seu equipamento para algum técnico trocar o plug ou pedir para alguém da sua família fazer esta substituição, do que usar um adaptador.

Os adaptadores podem sim causar incêndios: Outra coisa q eu peço para você é que nunca, em hipótese alguma usar adaptadores para equipamentos que tenham aquele pino brasileiro de 20 amperes e que converta para uma tomada de 10 amperes.

Imagina você tendo um fusca, ai você compra um adaptador e coloca na traseira do fusca para ele puxar uma carreta. Será que funciona? Talvez o adaptador até aguente mas será que o motor do fusca vai aguentar puxar uma carreta? Acho que não né?!

É mais ou menos isso. Você não pode usar este tipo de adaptador porque a sua tomada não vai aguentar. Você vai causar um super aquecimento e este superaquecimento pode sair derretendo fios, pode derreter a tomada, pode derreter o plug e vai ser muito pior. Neste caso você deve contratar um eletricista para instalar na sua casa uma tomada de 20 amperes e já verificar se a fiação suporta este tipo de tomada. Não é apenas você chegar lá e trocar a tomada, isso nunca deve ser feito.

Contrate sempre um profissional competente para analisar. É muito mais barato você contratar um profissional para que faça a verificação do que você tomar um susto muito grande ai onde você mora.

Então é isso! Se ficou qualquer dúvida, eu peço para você deixar nos comentários, se não for inscrito ainda se inscreva, compartilhe com seus amigos, mande para todo mundo entender que é muito mais barato você comprar um plug e trocar do que usar um adaptador. Um abraço e até mais!

Descrição

Você sabia que pode estar em risco quando utiliza um adaptador de tomadas de qualidade duvidosa? E.. sabia que é mais barato trocar o plug da tomada por um de padrão Brasileiro ao invés de usar um adaptador?

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados