Dicas do que reaproveitar em um Vídeo-Cassete velho. Reaproveitamento de componentes eletrônicos.

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 10/09/2022

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite! Hoje um vídeo, fazendo uma desmontagem de um video cassete, que foi doado para reaproveitamento de componentes e a gente vai falando um pouquinho de como eu fiz e algumas particularidades interessantes.

O primeiro passo, que eu faço em todos os vídeos: Eu guardo todos os parafusos. Geralmente a gente precisa de um parafuso, de um tamanho correto e acaba não achando. Você não vai sair para ir em alguma loja e comprar um parafuso. Não existe isso!

A tampa superior dele estava bem deteriorada, foi para o lixo, não teve como reaproveitar. E a frente dele, é plástica e é travada. Quando você solta alguns parafusos, que tem do lado, tem as travas embaixo e você solta.

Neste momento eu já estou vendo o que provavelmente eu vou remover que são estas chaves, este display que tem ai na frente. Estas plaquinhas basta você desconectar, e eu vou colocando sempre dentro de um potinho ou de alguma coisa assim, um recipiente, o que eu não precise desmontar no momento. Isso ajuda bastante!

Esta parte metálica que tem ai nós vamos remover depois. Primeiro eu desconecto todos os cabos e tento isolar as partes. Fica muito mais fácil reaproveitar componentes deste jeito. Tiro então esta parte de metal, esta parte mecânica dele e já estou prestando atenção ai no que eu vou remover.

Neste caso eu removi aquela correia, e estou removendo também as engrenagens. As engrenagens são úteis para projetos mecânicos, as vezes você tem uma ideia, quer fazer alguma coisa, então você já está com algumas engrenagens de qualidade... você não precisa mandar imprimir em impressora 3D, nem precisa comprar da China aqueles pacotes com engrenagens... Com aquele monte de engrenagens... E você já usa estas, já aproveita!

O que eu estou removendo agora é o cabeçote. Este cabeçote do gravador é aquilo que geralmente, quando era da época né, a imagem ficava embasada, as vezes você não conseguia ver direito, ficava falhada, você colocava uma fita lá dentro ou mandava para um profissional para limpar...

Estes buraquinhos pretos são o cabeçote! Ele gira, tem um motor, interno... O cabeçote gira em alta rotação, eu não me lembro mais quantos RPM, mas, ele gira em alta rotação e é inclinado! A fita quando entrava era lida inclinada.

Tirei um motor também, e removendo todas as partes de plástico. Sinceramente eu acredito que vou precisar das partes de plástico para alguma coisa. Molas também, muito úteis, e olha... tem algumas engrenagens ai que estão em muito bom estado. Basta depois fazer uma limpeza para usar elas. Elas servirão para vários e vários projetos.

Molas geralmente são muito boas; são difíceis de achar. É difícil você encontrar um pacote com molas para você comprar; e as vezes você precisa; não tem jeito! Você acaba precisando de molas de um jeito ou de outro.

Removi já o chassis de plástico do videocassete então ficou só a parte da placa. Eu não vou me aprofundar muito na desmontagem da placa porque realmente não tem necessidade. Basta você bater o olho; ver algum componente que você pode reaproveitar. Geralmente são componentes discretos, nada de SMD; Então transformadores, bobinas, capacitores maiores, porque não vale a pena você remover componentes muito pequenos... um encoder, um porta fusível, alguma chave.... enfim, algo do tipo!

Tem vários LEDs ai que são usados junto com fototransistores para medir se a engrenagem está naquele local, para medir posição. Então com certeza será removido. Olha que encoder bacana! As vezes você precisa para fazer algum projeto com arduino, ou alguma coisa do tipo, é muito legal.

Agora eu vou mostrar já a placa depois de depenada, literalmente, e falar um pouquinho dos componentes que eu removi. Eu coloquei todos os mecânicos ai dentro deste potinho plástico. Olha como é show! E vamos dar uma olhadinha! Eu tirei transformadores, capacitores de poliéster, cerâmicos, o display, o leitor de controle remoto, capacitores pequenos, algumas bobinas, diodos, com certeza serão úteis.

Espero que você tenha gostado do vídeo! Dê o seu Like, se inscreva e é isso! Estamos aqui reaproveitando componentes. Um abraço, se inscreva no canal se não for inscrito ainda e até mais!

Descrição

Algumas dicas de quais componentes reaproveitar de um vídeo cassete antigo e já condenado. Assim reduzimos a quantidade de lixo eletrônico e preservarmos o que ainda poderá ser útil em outros projetos!

Relacionados

video cassete antigo

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados