Curso de eletrônica do Instituto Universal vale a pena?

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 23/01/2022

Veja Também

Transcrição

Olá para você que me acompanha, hoje eu estou fazendo um vídeo um pouquinho diferente a respeito do primeiro curso de eletrônica que eu fiz na vida, que foi curso do Instituto Universal Brasileiro.

Eu fiz este curso, mais ou menos, no ano de 1997, 1998, nesta época e como vocês devem ter notado eu recebia estes fascículos pelo correio, eu vou comprar um pouquinho de como era, e fui encadernando aqui neste fichário. Eu vou contar!

Como que funcionava? Você... na minha época, em 1997, 1998 você ia até uma agência dos Correios, pegava um formulário, respondia, pagava algum valor, se eu não me engano era R$ 20,00, R$ 15,00, alguma coisa por ai, e todos os meses eles mandavam para você, no seu endereço, uma apostila, um capítulo, então aqui, acho que é o capítulo, 1 e 2, na minha mão.. e no final de cada capítulo tinha um exercício para você fazer, ai você fazia o exercício e respondia este exercício pelos Correios também, e ele voltava depois. Então, eu acredito que até hoje foi o curso de eletrônica mais completo que eu fiz. Este curso de eletrônica envolve TV, Rádio, conceitos de eletrônica digital, de geração de energia, e o bacana dele, é que ele vai se aprofundando de um jeito nas coisas, que você acaba aprendendo até coisas relacionadas com engenharia, com cálculo mais pesado, tem muitas tabelas como vocês podem ver.

Claro que ele está neste estado aqui porque eu usei muito! Eu lia muito! as vezes tinha capítulos que eu lia 10 vezes, 15 vezes porque era pouco conteúdo para um mês. Então, é um curso bem longo, ele explica cada etapa de tudo que são coisas, olha na época a gente tinha capacitores variáveis, hoje você quase não vê este tipo de coisa, este tipo de bobina, você não vê mais hoje! Alguns tipos de potenciômetros, que nós não conseguimos encontrar tão fácil assim, e olha, é um curso que realmente para quem estava querendo aprender eletrônica na época fazia muita diferença.

Hoje em dia eu não sei como está, eu não sei se o curso atual do Instituto universal é assim, ou se mudou, enfim, eu não sei, mas este curso aqui, que eu fiz deste fascículo, deixa eu voltar aqui, este homem aqui, com esta cabeça de manequim cheia de componentes é sensacional. Lembrando que eu não estou ganhando 1 centavo para fazer comercial, eu estou apenas mostrando para caso voce tenha alguma dúvida tirar as suas dúvidas. Hoje eu acredito que tenha alguma coisa mais moderna.

Então cada capítulo ele ia falando sobre cada assunto, olha aqui, sobre fios, eu quero ver se eu acho algum exercício respondido para vocês verem como é, então ele tem aqui algumas tabelas de classificação de fios esmaltados, aqui já vai falar sobre resistores, como se medem resistores, na época eu lembro que via um multímetro deste aqui, Olha, eu ficava imaginando " poxa será que algum dia eu vou ter dinheiro para comprar um multímetro destes"... ai anos depois.. olha, (risos) como a vida é boa com a gente né?! E, como eu falei eu ia colocando aqui neste fichário, eu comprei este fichário para não perder nenhum.

Este aqui se eu não me engano veio duplicado, olha, e estes conceitos aqui, hoje será dificil encontrar todos juntos em um lugar só, eles conseguiam realmente naquela época fazer com que a gente entendesse de uma forma muito visual, você pode notar que todos os fascículos, tem muitas imagens, isso aqui, olha, são pontes de terminais, você vê que nem circuito impresso era usado. Isso aqui é muito antigo, provavelmente foi tirado até naquelas câmeras de filme, ai depois revelaram, e etc. isso aqui é muito antigo, isso aqui é uma ponte de terminais, para quem não conhece, e até as televisões de antigamente, os rádios de antigamente, eles eram feitos aqui com esta ponte.

Os componentes eram soldados nestes ilhas aqui e ficam em Pé em uma chapa de metal, ai depois que veio a placa com os componentes eletrônicos, então, aqui são princípios aqui que você não vai encontrar agrupados, todos em um local só, e, tem muita coisa que.., olha, as anotações que eu fazia, muitas coisas que eu aprendi realmente aqui, e depois trabalhando com eletrônica eu vi que "poxa, ainda bem que eu aprendi isso, né?" Eu me lembro eu fui uma vez conversar com um engenheiro de um transmissor de TV, aqui da minha cidade de Aracaju, ai eu perguntei para ele alguma coisa, ele arregalou os olhos e disse: "Poxa, você sabia que nunca ninguém tinha me perguntado isso?" Ele disse "Como que você tirou isso? de onde?" Ai eu expliquei que foi em um curso de eletrônica que eu vi, mas nunca ninguém ouviu falar, que era uma faixa de áudio, que você poderia transmitir junto com a programação de TV, que seria, áudio ambiente. E são coisas que tem aqui que eu nunca achei mais em nenhum outro lugar,

Muitos cálculos mas também muitas coisas básicas. Muita prática, deixa eu dar uma acelerada aqui porque eu sei que o tempo de quem tá assistindo é precioso, olha o que eu achava muito bacana neste livro aqui é que ele explicava realmente pra valer! Ele não, não era aquele tipo de livro que eles estão apenas empurrando conteúdo! Não, eles queriam realmente que o aluno aprendesse, então esta parte boa de cálculos aqui, olha, aqui é sobre amplificação de pequenos sinais, olha que bacana, amplificadores de áudio de sinal pequeno, pequenos sinais de áudio, transformadores, curvas e características de transistores, e, olha, aqui que a gente chegou na placa de circuito impresso. Então ele tinha estes circuitinhos que eu montava a maioria na época com componentes de sucata!

Eu desmontava, tinha um ferro velho na minha cidade, na minha cidade não.... eu morava em Guaxupé, Minas Gerais, não tinha nenhum local que eu pudesse comprar estes componentes aqui, estes resistores, transistores, capacitores e tal... Então o que eu fazia? Eu ia até um ferro-velho lá da minha cidade, comprava os rádios que o povo jogava no lixo, a preço de banana, 1 real, 2 reais, coisas assim, trazia para minha casa, removia todos os componentes e ia colocando em umas caixinhas de fósforo, coisas assim.. coisas de criança né e depois eu ia olhando aqui o que eu tinha e ia montando.... Dava um trabalho que você não tem ideia mas era recompensador.

Eu acho que hoje está tudo tão fácil com internet, você compra o componente que quiser, é tudo tão fácil hoje em dia, enfim, e ele vai indo para áreas que só quem gosta muito de eletrônica para se aprofundar. Por exemplo, uma curva desta aqui, de reforço de grave, reforço de agudos, então, são alguns conceitos de áudio, de eletrônica analógica, principalmente, que a gente não vai ver hoje em outros materiais, né, são olha... tem muita coisa aqui ainda...

Aqui olha, o tubo de raios catódicos, esta vendo, como que funcionam as Tvs de tubo, e ele não fala muito aqui olha, sobre eletrônica digital. Ele dá umas pinceladas, não é aprofundado porque na época, quase não tinha, então, olha que bacana! Isso aqui para quem não sabe era um sintonizador de TVs, aqui dentro você tinha estas plaquinhas aqui que eram umas bobinas, que eram sintonizadas em cada canal por este parafuso. Então, ai você girava a TV e ele iria trocando estas plaquinhas lá dentro. Era como se fosse um cofre, ele ia trocando e ia conectando aqui nestes terminais aqui em baixo, muito legal, muito legal mesmo, olha, mostrando como funcionava aqui um estabilizador de tensão, eu me lembro que fiz alguma coisa parecida, com componentes que eu tinha lá na época, então basicamente explicando para quem tem curiosidade, este Zener aqui que fazia o papel de fixar a tensão em 6V, é muito interessante.

Componentes especiais, que é claro, na época eram especiais, hoje não são mais, LDR, NTC, olha sobre eletrônica digital aqui.

Olha, ajuste e alinhamento de Televisores, como funcionam os sinais, como os sinais se propagam, é... uma tabela de frequencia de canais, olha que negócio rico, sabe, é muita informação e eu ficava pirado, com isso aqui na época, pirado, então, se você encontrar este curso, e ver que é mais ou menos isso aqui que eu estou mostrando, e quer aprender sobre eletrônica analógica, acho que você vai gostar muito. Hoje em dia deve ser mais fácil comprar pela internet né?

Eu acho muito bacana, é um curso que eu leria inteiro novamente, sem nenhum problema, daria até uma nostalgia ler isso aqui, mas é muito interessante de você que não conhece tanto eletrônica analógica se aprofundar nos conceitos, eu tenho certeza que você vai gostar, vai se apaixonar pela eletrônica. Olha isso, funcionamento de um circuito transmissor, como funciona aquelas faixas de frequência de luz, televisão estéreo, como funciona, claro que, claro, que muitas coisas daqui hoje são de museu, mas é isso!

Eu fiz questão de fazer este vídeo aqui para mostrar e guardar este vídeo, eu não sei se daqui alguns anos eu vou ter isso aqui, pode acontecer alguma coisa, então é isso! eu espero que você tenha gostado de conhecer este curso que vale muito a pena, lembrando que eu não estou ganhando 1 centavo para fazer divulgação deste material, se inclusive o Instituto Universal quiser bancar a divulgação fique a vontade! Eu agradeço muito! Muito obrigado por você ter assistido até aqui!

Se ficou alguma dúvida, deixe ai nos comentários, eu posso responder para você! Eu não vou deixar link de curso até porque eu não tenho nenhum vínculo com o instituto universal, então, mas eu acredito que se você entrar no site deles você vai se aprofundar. Vale muito a pena, tá ai uma coisa que eu recomendo, eu acho que foi a grande base de eletrônica da minha vida, foi este curso aqui, conteúdo demais!

É isso, um abraço e até mais!

Descrição

Opinião sincera de quem fez o custo de eletrônica em 1997 pelo Instituto Universal Brasileiro. Daria assunto para mais de meia hora de vídeo, porém, respeito o tempo de quem está assistindo.

Quis mostrar um pouquinho apenas de como é o curso e do quanto aprendi com o Instituto Universal, a quem, agradeço muito até hoje!

@IUBTube

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados