Conserto helicóptero de brinquedo gastando muita pilha

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 10/09/2022

Veja Também

Transcrição

Sejam muito bem-vindos a mais um vídeo falando sobre consertos de brinquedos. Provavelmente irá virar a especialidade aqui do canal e hoje eu estou com este helicóptero aqui de brinquedo. Este helicóptero aqui é do meu filho e ele está com dois problemas. O primeiro é que este eixo aqui está solto, está vendo, a gente vai consertar ele. Eu ainda não abri, não sei o que está acontecendo e em segundo lugar nós temos outro problema crônico deste brinquedo, deste helicóptero.

Quando nós ligamos ele, e a pilha não está tão forte, o que acontece: Ele não consegue girar a hélice, ele tenta girar mas como a corrente/consumo é um Pouco mais alto, ele derruba a tensão da Bateria e fica só tocando a musiquinha e não gira. Então nós vamos fazer um by-pass neste circuito. Será acionado direto pela chave e ele irá funcionar mesmo com pouca pilha. Vamos lá?!

Para o vídeo não ficar longo eu vou cortando algumas partes até porque você não precisa ficar vendo eu abrir ele. Então eu vou cortar.

Mas antes se você não for inscrito no canal eu peço que por favor se inscreva. Neste canal eu falo de assuntos relacionados com eletrônica, com consumo de energia, com eletricidade em casa de uma forma muito descomplicada. Eu tenho certeza que você vai gostar.

Usei esta chave de fenda pequena para a gente conseguir entrar neste brinquedo e vamos lá! Olha!

Bem Interessante! E bem frágil pelo que eu estou vendo. Então o primeiro problema é que este eixo está solto então aparentemente foi só este pino que soltou e outro problema é no motor. Então motor está ligado nesta placa, olha. Tem estes dois fios aqui e eles estão ligados aqui na placa.

O que eu pretendo fazer é ligar este motor, deixa eu tirar aqui, ligar este motor direto na chave de acionamento que é esta. Então quando eu ligar a chave eu já vou ter o motor funcionando. O fio do motor está ligado direto na placa. Vamos fazer funcionar aqui. Alto-falante aqui, olha! Sai o som! E o motor tenta ligar e não consegue.

Tem uma redução aqui embaixo. Ele tenta dar o pico e não consegue.

Vamos desligar aqui porque este barulhinho é chato demais. O que nós temos aqui? Nós temos um fio que sai do compartimento de pilhas e tem outro fio que vem da chave (não sei se está dando para ver) mas tem uma chave liga-desliga. Então eu vou cortar estes dois fios do motor. Vou decapar eles com muito cuidado. Agora eu vou fazer uma solda, neste fio aqui do motor que irá vir direto para este contato aqui.

Lembre-se do que eu falei outro dia: Solda boa é aquela que brilha! vamos estanhar aqui um pouquinho este outro pedacinho de fio aqui.

E este vai por terminal central aqui, olha! Deixa eu achar um ângulo que dê para ver. Porque central? porque este pino lateral, que está na ponta do ferro de solda, está vindo diretamente da pilha. Então eu tenho que soldar no pino central que é o que vai para placa.

Vamos esquentar mais um pouquinho e soldar os dois. Vamos testar! E agora! Está rodando! Olha! Olha que legal! Nós vemos motor funcionando. Deixa eu tirar o zoom aqui! Então nós temos que pilha está conseguindo fazer ele rodar e está conseguindo fazer as luzes acenderem. Ou seja: o problema não eram as pilhas.

Como você pode ver estão as mesmas pilhas aqui. Não troquei. O problema era de circuito, era um erro de circuito. Um erro de fábrica. Vamos montar novamente para ver como fica?

Aqui, neste pedacinho que está solto, ele está vindo para cá. Mas pelo que eu estou vendo não terá problemas. Só vou dar uma apertada para fazer uma curva. Ele irá segurar, olha! Vai segurar!

Vamos lá agora! Vamos colocar novamente a plaquinha! Ela tem já a guia aqui.

Encaixou. Deixa eu ver se a engrenagem está bem encaixada. Vamos ligar. Olha, pelo jeito não. Agora sim! Então já está girando aqui. O eixo já está girando.

Claro que como a pilha está fraca você terá alguns problemas no som, né?! Mas o brinquedo continua rodando. Isso que é o legal. Continua rodando.

Você nunca irá conseguir duas coisas! O erro é de projeto e nós estamos tentando fazer funcionar. É o mínimo possível. Vou montar novamente aqui e ver se está tudo no lugar.

Parece que sim e vamos fazer a montagem.

Geralmente brinquedos não se encaixam com pressão. Você só tem que colocar eles no ponto certo e apertar com uma chave de fenda pequena e apertar como é o caso aqui. Uma coisa que eu sempre faço é pressionar apenas, é parafusar apenas alguns parafusos. Não todos! As vezes você tem que abrir novamente. As vezes alguma coisa não está no lugar certo e você tem que abrir novamente.

Vamos ver se está funcionando...

Está funcionando! Vamos colocar a hélice dele e vamos ver se está funcionando! Está funcionando! Então agora a música irá soar e eu não vou gastar tanta pilhas mais com este helicóptero.

E ai, gostaram?! Espero que você tenha gostado deste vídeo. Se ficou qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo assim que possível. E se você tem algum brinquedo ai na sua casa, tente fazer também. É sempre bom você devolver um brinquedo para uma criança. Um abraço e até mais!

Descrição

Este helicóptero de brinquedo estava gastando muita pilha. Comprei ele há alguns meses no mercado livre e quando a pilha perde um pouquinho a capacidade ele apenas faz barulho mas não gira mais as hélices.

Fiz então um bypass para que agora ao ligar a chave liga-desliga do helicóptero de brinquedo o motor possa funcionar, sem a necessidade do acionamento da placa microcontrolada.

Dúvidas? Deixe nos comentários!

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados