Como trocar a imagem do fundo de um relógio de ponteiros

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 18/06/2022

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite! Este reloginho já me acompanha há um bom tempo nos meus vídeos aqui no Youtube. Geralmente quando eu preciso mostrar quando tempo levou para fazer alguma coisa eu uso este relógio, então nada mais justo que colocar a minha marca no fundo dele. Aproveitando mostro para vocês como eu fiz isso.

O primeiro passo é você desmontar o relógio. Neste modelo aqui eu consigo ter acesso à base impressa dos números pela frente. Então eu vou remover esta tampa de acrílico, tem uma fenda, basta forçar um pouquinho que vai soltar. Alguns relógios você tem que desmontar por traz, você tem que soltar os parafusos, tirar a máquina destravar e ai soltar o papel... ou seja, varia de relógio para relógio, mas neste modelo aqui basta você soltar o acrílico.

Depois disso você precisa puxar os ponteiros, sem ficar girando eles de um lado para o outro, apenas, puxar. Eles vão sair com muita facilidade. Alguns fundos são colados, este aqui está solto, mais fácil ainda, então eu vou sacar este fundo. O próximo passo é medir quanto ele tem de largura e altura. Se fosse um relógio redondo faria a mesma coisa, como ele é quadrado mais fácil ainda... Com a régua vou medir quanto ele tem de largura e altura. Agora é lá no computador. Vamos lá!

Eu estou fazendo esta imagem no Photoshop. A intensão deste vídeo não é ensinar você a mexer no Photoshop, é só mostrar para você quais são os passos. Eu vou criar um documento aqui no Photoshop que tem exatamente o tamanho da área que eu irei imprimir. 8,4cm por 8,4cm e na densidade de pixels nós vamos colocar 300. São 300 DPI. Isso aqui é para impressão.

Vou desenhar um polígono de 12 lados. Isso vai facilitar muito a posicionar os números. Com certeza este é o pulo do gato. Se você usa Corel, usa qualquer outro software você faça isso, desenhe primeiro um polígono de 12 lados. O software irá fazer isso sozinho para você.

Vamos agora alinhar os lados deste polígono que nós criamos para que fique fácil digitar os números e eles fiquem alinhados. Vamos agora cuidadosamente colocando o 12, 3, o 6 e o 9 que são os números mais fáceis e agora nós nós vamos colocar os demais números nas pontas.

Agora vem a segunda parte. Nós fazermos os riscos que são alinhados com os números. Então eu estou desenhando algumas linhas aqui, estas linhas vão de um número até outro. Já já eu vou mostrar como fazer isso. Vou desenhar um círculo por cima e vou criar um máscara nestas linhas que eu criei. Seleciono o círculo e inverto a seleção. Agora é só deletar o excedente. Reduzo um pouco o círculo, seleciono ele, clico na máscara e deleto a área interna.

Prontinho! Agora eu fiquei só com com os risquinhos. Vou pegar agora o meu logo e colocar no meio do relógio. Desenhando agora o lugar onde será feito o orifício, e é isso! Está pronto, agora é só imprimir. Não impressão eu vou marcar as configurações para que sejam impressas as linhas de corte. Isso vai facilitar demais. Se fosse um relógio redondo você faria a mesma coisa e depois na hora de cortar eu vou ensinar um truque legal.

Mandamos imprimir e a impressão fica perfeita. Eu usei um papel mais grosso e eu recomendo que você faça isso também. Com a impressão na mão, basta nós cortarmos o papel no formato original. Uma dica é você colocar o papel original do relógio por cima e recortar com estilete para que fique exatamente igual. Nós cortamos o orifício por onde irá passar o eixo do ponteiro e encaixamos no local.

Agora com todo cuidado do mundo nós vamos colocando os ponteiros no lugar. Aqui inicialmente cabe um comentário: você não precisa se preocupar com os ponteiros dos segundos, mas você precisa fazer um alinhamento de meia noite entre o ponteiro dos minutos e das horas; se não corre-se o risco de quanto um ponteiro estiver no 12 o outro não estar alinhado com a hora. Basta você alinhar os ponteiros em meia noite que irá funcionar.

Vamos encaixar a tampa de acrílico de novo, colocar a pilha e está ai! Olha só que legal, não ficou bacana? Pode ter certeza que nos próximos vídeos que ele for necessário vai estar ai com minha marquinha que eu tanto gosto. Espero que você tenha gostado, se Inscreva, compartilhe, dê um like, que eu gosto bastante e é isso! Até a próxima!

Descrição

Fiz uma alteração em um relógio de ponteiros que uso em alguns vídeos que faço. Removi o fundo do relógio e coloquei o meu logo. Ficou muito bacana o relógio com o meu logotipo impresso. Veja como fazer um relógio customizado!

Aprenda então a como alterar o fundo de um relógio de ponteiros seja ele quadrado ou redondo.

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados