Como soldar com ferro de solda corretamente (Para Leigos)

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 18/06/2022

Veja Também

Transcrição

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje nós vamos falar sobre como soldar corretamente! Tá aqui um ferro de solda, esse ferro de solda já fiz um review aqui no canal, eu falo que eu tenho usado, porém não necessariamente você precisa utilizar o ferro de solda como esse!

Eu vou dar algumas dicas no vídeo sobre como fazer uma solda perfeita mesmo, não sendo com ferro de solda desse tipo aqui!

Inicialmente nós temos a solda que é elemento principal e nós temos um elemento de aquecimento (Não vou encostar o dedo se não eu vou queimar) . Nós temos aqui uma temperatura média de 320 Graus, que este ferro trabalha, eu posso neste modelo aumentar porém nos outros ferros que nós temos no mercado a temperatura já é suficiente para derreter a solda.

Antes de qualquer solda a gente tem que verificar como está a ponteira. Como que a ponteira está antes de fazer a solda. Neste caso como eu já tenho soldado por muito e muito tempo e não limpei ela está suja. Depois que eu coloco o ferro de solda na tomada, ele já está quente, eu posso utilizar esta esponja umedecida ou um pano umedecido, algo assim.

Então basta limpar assim, puxando!

Faz até aquele barulhinho do bife fritando! Então olhem a diferença! Olha como já ficou a ponta do ferro de solda. Uma solda boa só vai acontecer se a ponta do ferro de solda estiver deste jeito aqui. Se ela estiver toda preta , toda oxidada, o que nós fazemos? nós teremos que partir para um método mais agressivo. Neste caso nós temos isso aqui (que eu não sei o nome) mas é um limpador de pontas de ferro de solda, ou você pode utilizar uma lixa bem fina, bem simples, nada que vá danificar a ponta do ferro de solda, ela tem uma proteção para que não oxide. Então se a gente passar uma lixa muito forte nós vamos tirar esta proteção.

Então neste caso, a gente coloca...

Já limpou mais ainda. Quando isso não resolve, ai a gente tem que trocar a ponta do ferro de solda então este modelo aqui, ele sai esta parte inteira, mas tem uns que tem um parafuso aqui do lado que você tira o parafuso, troca, a ponta e coloca outra. Baratinho! Você compra na internet. Sem stress quanto a isso.

Quando nós estamos soldando, sai uma fumaça característica. Olha só!

Tá vendo? essa fumaça é porque o fluxo de solda, que tem dentro da própria solda derreteu! E este fluxo ele faz o papel de limpeza no cobre, ou na superfície que nós vamos soldar. Então é muito importante a gente notar se quando está fazendo solda, está saindo esta fumacinha. Significa que o fluxo está ali dentro. Quando não tem fumaça, significa que é uma solda de baixa qualidade, ou então que o fluxo aqui dentro já está com prazo de validade vencida. Acredite se quiser mas acontece.

Então eu tenho aqui dois modelos, este aqui eu comprei em metro, e este aqui eu comprei em tubo. A mesma coisa, a mesma utilidade. você pode comprar também em carreteis, porem o custo para quem usa pouco acaba ficando muito alto.

O primeiro exemplo que eu tenho aqui para demonstrar como que a gente faz esta solda é um fio. Esse fio aqui de uma fonte, e eu não sei por que ele foi cortado . Primeiro ponto é verificar se o fio ele está com uma aparência escura. Nesse caso aqui não está.

Quando o fio está com uma aparência escura a gente pode cortar um pedacinho mais, para fazer a solda, naquele pedaço. eu vou usar aqui um pedacinho termo retrátil para isolação, porém você poderia fazer com fita isolante.

Deixa eu cortar aqui no meio.

Agora vem a parte mais importante, antes até do que realizar a solda, e você ter certeza que foi fixado corretamente. Precisa ter uma rigidez mecânica.

Apertando aqui com força.

Eu poderia fazer a solda na mão deste fio, sem nenhum problema, porém eu vou usar esta garra, este suporte para me ajudar na fixação. Eu vou colocar um pouco de força para que o calor da ponta do ferro de solda seja transferido para os fios. Não adianta só fazer assim.

Isso aqui não vai resolver, não vai soldar, eu tenho que encostar realmente, encostei, coloquei um pouco de força, e agora eu vou colocar a solda entre o ferro de solda e entre o fio.

Com os segundos passando a temperatura vai atingir a toda superfície de cobre e eu posso encostar aqui que a solda vai derreter aqui longe.

Este é o ponto de solda ideal, onde a solda brilha. Terminei de soldar, passo aqui, para tirar o excesso de solda, poderia ser um pano úmido também ou tem gente que tem costume de fazer assim com a mão... para jogar... Desde que você não se queime está tudo certo.

Ponta limpa de novo, tudo pronto para uso. Presta atenção aqui. Como que ficou a solda. A solda ficou brilhando, olha só. Outro detalhe também é que as vezes o ferro de solda não atinge a temperatura para solda se derreter. Ou o ferro de solda está com defeito, ou é de uma marca muito ruim, ai você não vai conseguir fazer uma solda de qualidade também porque você precisa de temperatura. Eu estou usando aqui 320 Graus, mas você poderia usar alguma temperatura próxima disso.

Agora eu vou apertar, puxar o termo retrátil.

O termo retrátil, como a gente sabe, como ele é aquecido se retrai. Por isso ele tem este nome, claro!

Eu posso passar aqui passar o ferro de solda, sem nenhum problema. Claro que eu não posso deixar encostar no fio. O fio não irá aguentar temperatura. Eu estou encostando a ponta só nele. Porém nós temos também a outra parte da solda que são placas de circuito impresso. Nós vamos seguir o mesmo raciocínio das placas. Nós vamos precisar de temperatura, eu vou pegar esta área aqui maior para ficar mais fácil de focalizar na câmera, para a gente soldar.

A soldas que são feitas em fabrica geralmente possuem uma quantidade de chumbo menor. Estas fábricas seguem normas e por isso elas usam menos chumbo. Normas que tem a ver com o ambiente; por conta disso elas usam menos chumbo, e usando menos chumbo fica mais difícil derreter.

Meu ferro de solda está em 320 graus mas eu não consigo fazer o derretimento da solda. Nós temos ai duas coisas para fazer quando isso acontece: Eu geralmente faço é colocar um pouco de solda na ponta do ferro de solda, encostar ali. Quando a solda começa a se misturar o ponto de derretimento abaixa.

Eu não estou mexendo na temperatura do meu ferro de solda, tá vendo? conforme ele vai entrando ali ele vai se misturando com a solda original e o ponto de derretimento abaixa.

Para tirar a solda aqui, o excesso de solda eu tire aqui, eu tirei aqui, está preso na ponta do ferro de solda, e eu passo aqui. Com isso eu vou conseguindo tirar o excesso de solda, eu não preciso de sugador, não preciso de nada. A não ser que você queira remover toda a solda que está presente aqui, e com isso e já consegui fazer uma solda aqui nesta placa.

Quando a gente vai soldar um componente nós fazemos a mesma coisa: A gente coloca um pouquinho de pressão aqui para temperatura passar e a gente coloca a solda entre o ferro de solda e o terminal que nós estamos soldando. Para tirar o excesso basta puxar aqui: Tirei, peguei um pouco com o ferro de solda, vai grudar no ferro de solda, tá vendo... eu deixo aqui.

Depois estes resíduos basta lavar.

Outra coisa muito importante para nós falarmos sobre solda é que esta fumacinha que fica saindo nós não devemos respirar em hipótese alguma. Então você usa uma máscara, um exaustor, um ventilador para empurrar esta fumaça para longe de você;

Quem solda todos os dias pode ter problemas sérios de saúde se ficar inalando esta fumaça.

Uma dica aqui seria você soldar um fio em uma placa. Ou então então um fio mais fino, um componente.

Vou estanhar aqui a ponta do fio, deixo a solda cobrir todo o fio. Se a solda não fizer isso que está fazendo.. olha, como se fosse uma gota. Se ela não fizer isso, não ficar com esta consistência, significa que o ferro de solda está com uma temperatura baixa, ou é um ferro de solda muito pequeno, ou a resistência do ferro de solda está errada; porém ele não está aquecendo o quanto deve. olha...

Aqui o fio já está com a pontinha estanhada.

Agora eu vou escolher um ponto. Eu já estava mexendo aqui neste ponto, o que eu vou fazer? vou cortar um pouquinho, não preciso de tudo isso... vou cortar um pedacinho daqui do fio.

Aqui eu já tinha colocado um pouquinho de estanho, então eu já vou conseguir fazer a solda aqui.

Esta parte aqui que ficou com a aparência de gordura, em volta, isso aqui é o fluxo de solda que tem dentro desta solda, dentro desta solda nós temos fluxo de solda, o excesso dele que não vira fumaça, acaba ficando aqui. É o que faz a limpeza de toda placa.

A gente pode usar o bom e velho álcool isopropílico, para fazer a limpeza. Vou jogar um pouquinho aqui, só para Limpeza aqui. pego um cotonete, passo aqui e vai sair tudo.

Você pode usar também uma escova de dentes velha né? Olha lá!

A gente já tem a aparência de fábrica, já tem uma solda que brilha, mais uma vez uma solda que está brilhando... Uma solda que sabemos que irá durar para o "resto da vida".

Outra dica aqui a respeito de soldagem é você fazer solda em dois componentes eletronicos. Eu estou aqui com dois resistores, olha. Vou emendar estes dois aqui, é muito importante que esteja com bastante pressão, com bastante força, não apenas colocar um no outro, e depois de emendado eu vou com o ferro de solda aqui, aqueço, coloco um pouquinho de pressão, dá até pra ver que eu levando um pouquinho..

Para temperatura passar da ponta do ferro de solda para o componente. Agora basta colocar aqui a solda.

Lembrando mais uma vez que a solda perfeita é a solda que brilha. Solda que não brilha a temperatura está baixa. Ela vai quebrar!

Por isso que a gente chama as soldas opacas de soldas frias.

Uma recomendação importante também é você não ficar com o ferro de solda por muitos segundos em contato. Esta temperatura pode danificar o componente. Quanto mais rápido você soldar, melhor!

Eu costumo dizer que você não deve passar de 5 segundos aplicando temperatura. Você pode estragar o componente eletrônico se você passar de 5 segundos.

Então é isso! Eu espero que você tenha gostado, se ficou alguma dúvida a respeito de soldagem de componentes ou soldagens em geral, entre em contato, deixe o seu comentário que eu respondo assim que possível!

Lembre-se de se inscrever!

Um abraço e até mais!

Descrição

Aprenda a como soldar corretamente fios e placas de circuitos impressos.

Com alguns passos simples você poderá aprender a soldar corretamente utilizando um ferro de solda.

00:00 - Introdução

00:25 - Preparação

00:53 - Como limpar a ponteira do ferro de solda

02:22 - Como funciona a solda/Fluxo

03:13 - Como soldar um fio (Emenda)

06:05 - Como soldar em placas de circuito

08:18 - Como soldar fios em uma placa

09:24 - Como limpar uma placa após soldagem

10:20 - Como soldar dois componentes eletrônicos

11:35 - Final

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados