Como funciona uma raquete elétrica que mata mosquitos.

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 10/09/2022

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite, no vídeo anterior eu expliquei a respeito de como consertar, como encontrar alguns defeitos mais simples, mas hoje vamos falar sobre o funcionamento, como uma raquete dessas funciona.

Já desmontei ela aqui, para facilitar o trabalho eu já puxei o esquema elétrico, então a gente vai falando, dar uma ajustada aqui. Então os dois fios aqui de alimentação, alimentação chega por aqui, olha que estratégia interessante, como eu não sei se ela está energizada, eu vou evitar pegar no circuito, não estou querendo levar nenhum tranco, desmaiar no decorrer do vídeo, quando ele está na posição off eu não consigo pressionar porque essa parte de plástico trava, quando eu volto pra posição on, eu consigo pressionar, aqui não e aqui ela não desce, não vai.

Bacana né? Desmontar aqui, tirar aqui também, deixar aqui, então um parafuso, o que nós temos aqui? Uma bateria 2.4V, esse LED indica que está na tomada, 4 diodos formando a ponte... capacitor, resistor, transformador, esse LED indica quando o circuito está operando, acende, toma cuidado para não tomar tranco, essa parte aqui de alta tensão.

Vamos explicar passo a passo de como que a coisa funciona. Eu tenho a entrada de alimentação, nesse caso aqui na minha residência 127V, ele passa por um capacitor e um resistor, quando isso acontece, eu já estou derrubando a tensão drasticamente, como essa bateria de 2.4V, eu sei que nesse trecho aqui está ligado depois da saída da ponte de retificadores, ele está ligado já na corrente continua, aqui a gente tem a onda que vem da rede, 127V, nesse ponto aqui eu não medi com multímetro, mas com certeza a gente não tem nada diferente de 2.4V, continuo aqui.

E aqui o LED ligado com o resistor de 150k, esse LED verde aqui, quando tem alimentação aqui, 127V aqui, ele vai acender. Então primeiro estágio de retificação, transformei 127V em 2.4V, alimentei a bateria e aqui a gente tem a chave, coloquei na tomada, bateria carregando e aqui eu tenho a chave, a chave é essa aqui, a chavezinha aqui.

Pressionei, o LED aqui acende, que é o vermelho, o resistor aqui se eu não me engano é 120 ohms, algo assim, é um resistor bem pequeno. Opa! Saiu do enquadramento aqui! Este resistor está em série com este LED. Dá até para ver pelo circuito! Tá vendo?! A gente tem o transistor que é esse aqui, nesse caso aqui é o D2583 que forma o oscilador,

ele em conjunto com esse transformador que são esses 3 enrolamentos, eles oscilam, aquele sinal que estava de 2.4 V, ele começa a oscilar, vai ficar mais ou menos assim, numa frequência ai de uns 25khz, mais ou menos.

Por que ele faz isso? Você acha que com 2.4V você vai matar algum inseto? Claro que não, você tem que subir isso ai para mais de 1000V, então ele converte de 2.4V para nesse transformador, nesse estagio uns 800V mais ou menos e aqui no final esses diodos aqui e esses capacitores, eles duplicam, triplicam a tensão, então a gente tem aqui no final 1600V até 2400V. Agora assim a gente consegue matar um inseto.

Basicamente a gente tem um inversor bem simples, um carregador de carregador de bateria muito simples também que sinceramente é até difícil analisar um circuito tão simples como esse, você acaba se perguntando como alguém tem coragem de fazer alguma coisa sem proteção, Chega a ser ridículo!

Quando a gente começa a entender um pouco melhor a eletrônica, você entende que isso aqui não tem nenhum fusível de proteção, Eu estava olhando aqui se tem alguma trilha aqui... e não tem nada! então se isso aqui

entra em curto, vai arrebentar tudo, se essa bateria explode, isso aqui é um perigo! Sinceramente não tem nenhum circuito de proteção! Acaba sendo um milagre, que a gente não veja aí tanto casos disso ai explodindo, é realmente complicado, mas enfim, responsabilidade do fabricante.

Esse circuito aqui, ele aumenta mais a tensão como eu falei, são poucos componentes e acaba que todo mundo tem em casa, todo mundo usa, mas é arriscado algo desse tipo em casa, acho melhor investir em telas de proteção contra mosquito, da menos dor de cabeça.

Aqui, vamos desmontar! Deixa eu ver se tem algum parafuso aqui, não sei se eu vou conseguir abrir aqui sem estragar, não sei... Acho que eu vou conseguir, está no encaixe aqui. Então, deixa eu tirar aqui pra facilitar, a gente tem um sanduiche, deixa eu irar o zoom aqui também, temos aqui um sanduiche, fio vermelho, a gente tem essa camada de plástico, uma camada de plástico, o fio laranja vem aqui para o meio e aqui embaixo o fio preto, então é isso, ele forma um sanduiche, quando o inseto entra, ele fica preso nesse sanduiche, começa a se bater aqui dentro e a tensão entre as grades aqui torra o pobre infeliz e azarado pernilongo, muriçoca, não sei como vocês chamam na sua região.

Então é isso, o funcionamento está explicando, a gente tem o inversor que é o princípio de uma lâmpada fluorescente, usa basicamente o mesmo principio de um reator eletrônico e algumas partes aqui, principalmente do oscilador pode ser usado no mesmo princípio de funcionamento de carregador.

Eesse vídeo teve o intuito de mostrar como funciona, as peculiaridades, minha opinião, espero que a partir de hoje

eu não precise usar mais na minha casa. Ou pelo menos só deixar na tomada quando eu estiver por perto! Então é isso, se gostou compartilhe, indique para seus amigos, curta. Dê um like! Se inscreva no canal se não for inscrito ainda... e até mais!

Descrição

Neste vídeo mostro como funciona a parte eletrônica de uma raquete que mata mosquitos/pernilongos/muriçocas e etc.

O vídeo é voltado para estudantes de eletrônica que buscam entender melhor o funcionamento desta raquete e o princípio de funcionamento.

O princípio de funcionamento é um inversor ultra simples aliado a um triplicador de tensão.

A parte do carregamento da bateria me chamou atenção pela simplicidade e falta de proteção. Fiquei preocupado.

Relacionados

raquete eletrica como funciona

minha raquete eletrica parou de funcionar

mata pernilongo

como funciona a raquete eletrica

raquete de matar mosquito como funciona

como funciona a raquete de matar mosquito

raquete pernilongo funciona

como funciona raquete eletrica

capacitor raquete elétrica

esquema eletrico raquete mosquito

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados