Como funciona um ferro de passar roupas

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Hoje vamos falar sobre como funciona um ferro de passar roupas.

Basicamente um ferro de passar roupas se resume em dois elementos.

Um elemento de aquecimento e um termostato. Vamos ver inicialmente como funciona um termostato mecânico. O termostato é um componente que é fixado na base metálica do ferro de passar roupas.

Mas antes, se você não for inscrito no canal, por favor se inscreva, curta e compartilhe o vídeo. Com certeza eu vou ficar muito feliz com isso! Dá trabalho produzir um vídeo como este.

O termostato é um componente que é fixado na base metálica do ferro de passar roupas para receber o calor. Quando o ferro de passar roupas está frio ou desligado o metal da base do termostato não está expandido e então os contatos estão fechados, assim, ocorre a passagem de corrente elétrica, acionando a resitência de aquecimento.

Quando o ferro de passar roupas chega em determinada temperatura então o metal da base do termostato sofre uma dilatação térmica e acaba empurrando os contatos de modo a abri-los, e assim, desliga a resistência de aquecimento. Quando colocamos o ferro de passar roupas na tomada, ele está frio e portanto o contato está fechado, a resistência começa a esquentar.

Conforme o ferro de passar vai esquentando o metal da base do termostato se dilata e desliga a resistência. Este ciclo se repete sempre que o ferro de passar perde calor, pelo simples fato de estar ligado ou então cedendo calor para as roupas.

O termostato serve com uma espécie de interruptor para a resistência de aquecimento. O termostato liga a resistencia quando o ferro está frio e desliga quando está quente. A corrente elétrica começa então a percorrer uma resistência do ferro de passar roupas e a resistência se aquece. Este é o famoso efeito Joule: O efeito Joule é um fenômeno que consiste na conversão de energia elétrica em calor. Esse fenômeno ocorre quando algum corpo é atravessado por uma corrente elétrica. As entre colisões de átomos e eletrons dentro do material da resistencia produzem energia que é convertida em calor basicamente explicando.

Quanto mais tempo a resistência ficar ligada, até certo ponto, mais o ferro de passar esquenta. Então se a resitencia ficar ligada por poucos segundos esquentará menos do que se ficar ligada por vários minutos. Desta forma o termostato consegue controlar a temperatura do ferro de passar.

A chave superior do ferro de passar roupas faz pressão no termostato e quanto mais posicionada ao máximo, menos pressão é transferida para a mola que age nos contatos. Desta forma fica bem fácil de ligar quando ocorre uma queda de temperatura e com isso,

o ferro de passar fica com a resistencia por mais tempo ligada aumentando sua temperatura. Quando a chave de temperaturas está no mínimo acontece o contrário. A pressão é maior sobre os contatos e então fica mais difícil de ligar a resistência.

Quando o ferro de passar está na posição de desligado, então a mola fica com tanta pressão que desliga o circuito. Há um eixo que liga esta chave que acionamos diretamente ao termostato. Um ferro de passar roupas que é a vapor tem apenas uma pequena diferença: Há um local para armazenamento da água que sai em forma de vapor quando um botão é pressionado.

Então é isso! espero que você tenha gostado deste vídeo, qualquer dúvida pode deixar nos comentários. Um Abraço e até a próxima!

Descrição

Basicamente um ferro de passar roupas se resume em dois elementos. Um elemento de aquecimento e um termostato. Vamos ver inicialmente como funciona um termostato mecânico.

O termostato é um componente que é fixado na base metálica do ferro de passar roupas para receber o calor. Quando o ferro de passar roupas está frio ou desligado o metal da base do termostato não está expandido e então os contatos estão fechados, assim, ocorre a passagem de corrente elétrica, acionando a resistência de aquecimento.

Quando o ferro de passar roupas chega em determinada temperatura então o metal da base do termostato sofre uma dilatação térmica e acaba empurrando os contatos de modo a abri-los, e assim, desliga a resistência de aquecimento.

Quando colocamos o ferro de passar roupas na tomada, ele está frio e portanto o contato está fechado, a resistência começa a esquentar. Conforme o ferro de passar vai esquentando o metal da base do termostato se dilata e desliga a resistência. Este ciclo se repete sempre que o ferro de passar perde calor, pelo simples fato de estar ligado ou então cedendo calor para as roupas.

O termostato serve com uma espécie de interruptor para a resistência de aquecimento. O termostato liga a resistência quando o ferro está frio e desliga quando está quente.

A corrente elétrica começa então a percorrer uma resistência do ferro de passar roupas e a resistência se aquece. Este é o famoso efeito Joule:

O efeito Joule é um fenômeno que consiste na conversão de energia elétrica em calor. Esse fenômeno ocorre quando algum corpo é atravessado por uma corrente elétrica. As entre colisões de átomos e elétrons dentro do material da resistência produzem energia que é convertida em calor basicamente explicando.

Quanto mais tempo a resistência ficar ligada, até certo ponto, mais o ferro de passar esquenta. Então se a residencia ficar ligada por poucos segundos esquentará menos do que se ficar ligada por vários minutos. Desta forma o termostato consegue controlar a temperatura do ferro de passar.

A chave superior do ferro de passar roupas faz pressão no termostato e quanto mais posicionada ao máximo, menos pressão é transferida para a mola que age nos contatos. Desta forma fica bem fácil de ligar quando ocorre uma queda de temperatura e com isso, o ferro de passar fica com a resistência por mais tempo ligada aumentando sua temperatura.

Quando a chave de temperaturas está no mínimo acontece o contrário. A pressão é maior sobre os contatos e então fica mais difícil de ligar a resistência. Quando o ferro de passar está na posição de desligado, então a mola fica com tanta pressão que desliga o circuito. Há um eixo que liga a chave que acionamos diretamente ao termostato.

Um ferro de passar roupas que é a vapor tem apenas uma pequena diferença: Há um local para armazenamento da água que sai em forma de vapor quando um botão é pressionado.

Relacionados

ferro de passar

como funciona o termostato do ferro de passar roupa

como funciona um ferro de passar

como funciona o ferro de passar

como funciona ferro de passar roupa

ferro de passar como funciona

como funciona um ferro elétrico

como regular a temperatura do ferro de passar roupa

termostato para ferro de passar roupa

termostato de ferro de passar roupa

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados