Como funciona uma campainha Ding Dong? Veja os detalhes do funcionamento de uma campainha!

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 23/01/2022

Veja Também

Transcrição

Quando você ouve este som...

O que é que você imagina? Você imagina que tem um músico tocando para você algumas notas musicais, para deixar seu dia mais feliz e que estão anunciando que estão chegando outra pessoa na sua casa ou você imagina que exista um eletroímã que está produzindo um campo magnético que está movimentando um pino metálico que está colidindo com duas barras prontamente cortadas para que produzam notas musicais?

Bem, se você pensou na segunda hipótese provavelmente você está precisando de férias, mas você estaria certo! Na verdade é exatamente isso que acontece!

A campainha possui um eletroímã com sendo o componente principal. E este eletroímã o que é? É um rolo de fio, grosseiramente falando é claro, que produz um campo magnético quando existe a passagem de corrente.

Quando nós pressionamos a tecla da campainha a corrente elétrica chega até a campainha e este eletroímã acaba gerando um campo magnético. Este monte de fio enrolado acaba gerando um campo magnético.

Na verdade, são milhares de espiras que fazem isso. Então um fio bem fininho, mais fino que o meu cabelo, ele é enrolado em um carretel e é oco. Não tem nada até então dentro dele.

Este monte de espiras quando recebe eletricidade acaba gerando um campo magnético. Há um pino metálico dentro deste carretel e neste pino existe uma mola. Quando nós colocamos eletricidade neste carretel acontece que o campo magnético acaba expulsando este pino metálico que existe dentro do carretel. Quando nós tiramos o dedo, nós cortamos o campo magnético, este campo magnético desaparece, então pino volta. Como existe uma mola dentro dele, ele bate em outra chapa metálica.

Desta forma, nós entendemos que o que acontece, é que existe um pino metálico que vai de um lado par ao outro. Quando existe o campo magnético este pino metálico é expulso da bobina e ele colide com uma chapa metálica que foi cortada delicadamente para que produzisse uma nota musical.

Quando nós tiramos o dedo da campainha, a mola puxa novamente este pino para trás que colide com outra chapa metálica que foi cuidadosamente cortada para que produzisse outra nota musical.

Se você já foi em um desfile de Sete de Setembro, você já deve ter visto algumas pessoas tocando Vibrafone, que basicamente é um instrumento musical composto por chapas metálicas que são cortadas com tamanhos diferentes.

Quando você bate alguma coisa em cima das chapas metálicas, elas produzem uma nota musical. Quanto maior o tamanho, quanto maior o comprimento daquela chapa metálica, mais grave é o som. Quanto menor é o tamanho daquela chapa metálica, mais agudo é som.

Geralmente as notas de uma campainha seriam SI Bemol e seria SOL. Inclusive eu estou mostrando ai para você no piano como seria isso. Este intervalo é geralmente usado, as vezes você pode ter outras notas, mas este intervalo entre o Si Bemol e entre o SOL, geralmente é utilizado em todas as campainhas.

Se as duas chapas metálicas tivessem o mesmo tamanho, não iria existir distinção no som. Nós iríamos ouvir as duas notas musicais tocando sequencialmente, para que ficasse mais charmoso, mais bonito, então a indústria decidiu colocar duas notas musicais ao invés de uma.

Eu fiz esta experiência aqui enrolando um pouco de fio que eu tinha e coloquei um pequeno prego dentro deste rolo de fio que eu fiz.

Quando eu coloquei eletricidade nesta bobina, o prego se deslocou até o outro lado que ele estava, e isso é exatamente o que acontece com a bobina.

Se você ficar pressionando a campainha, o que acontece, é que ela vai começar a esquentar com o tempo e vai acabar queimando, lembrando que a campainha não foi feita para isso, ela foi feita apenas para um clique de curta duração.

Gostou de aprender sobre as campainhas? Se você não for inscrito ainda por favor inscreva-se. Mande para os seus amigos e compartilhe. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários! Um abraço e até mais!

Descrição

Você sabia que existe um eletroímã dentro de uma campainha? Que este eletroímã faz com que um pino metálico colida com duas chapas de aço cortadas nas frequências exatas de notas musicais?

Neste vídeo explico em detalhes o funcionamento de um campainha doméstica mostrando inclusive as notas musicais em um piano/vibrafone e também mostrando o resultado de uma experiência que fiz envolvendo um bobina e um prego.

Espero que este vídeo te ajude a entender um pouco mais sobre o funcionamento de objetos que temos em nosso dia-a-dia.

#comofunciona #campainha

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados