Como funciona um chuveiro elétrico? Aprenda neste vídeo o funcionamento de um chuveiro tradicional

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 23/01/2022

Veja Também

Transcrição

Você já parou pra pensar em como funciona um chuveiro elétrico?

Este chuveiro, já estava aqui, eu iria jogar ele fora, e estava vazando água, estava ruim e então resolvi pegar ele para mostrar para você como que funciona um chuveiro elétrico na prática!

Eu fiz um rasgo na frente do chuveiro e soltei a tampa dele também para que a gente pudesse ver o acionamento quando entra a água dentro do chuveiro. Então, outra coisa que eu fiz foi conectar uma mangueira no chuveiro e esta mangueira eu estou conectando em uma torneira e assim eu vou acionar a torneira e nós vamos ver o que acontece internamente no chuveiro! É muito legal! Muito bacana.

Depois que eu coloquei a mangueira para funcionar neste chuveiro eu liguei ela em uma torneira e fui abrindo a água bem devagarinho para ver. Note que quando eu abro um pouco a água, os dois contatos sobem! Ou seja! Sem água o contato não sobe e não fecha o circuito! A resistência elétrica não recebe a eletricidade e não se aquece.

O que acontece as vezes também é que as vezes você tem muito ar na tubulação e entra ar e a passagem, como vocês vão ver, é muito pequena e a faz pressão lá dentro que consequentemente liga a resistência do chuveiro sem água. Com isso a resistência se queima quase que instantaneamente. Você liga liga a resistência elétrica sem que aja água. A água ajuda a resistência não superar determinados limites de temperatura.

Com isso a resistência se aquece demais e se rompe. É muito interessante o que acontece e sempre que você for trocar a resistência do seu chuveiro, você deixe passar um pouco de água, desligue novamente a água, mude a chave de posição, e ligue novamente.

Quando nós ligamos a água, a água entra pela lateral do chuveiro e depois ela entra em um compartimento onde estão as resistências. Neste estágio a água entra em contato com as resistências (ou resistores como você preferir) que estão aquecidos, já que foram ligados nos contatos superiores. As resistências se esquentam e a água entra por um orifício, por um duto que há no meio do chuveiro. Ou seja: a água faz este caminho. A água entra, passa pela lateral, entra pelo caminho que existe dentro desse duto e embaixo ela é espalhada. Que bacana!

A água então sai por esta parte de baixo. Se você prestar atenção você vai ver que o chuveiro segura muito a pressão da água, então a gente precisa ligar bastante o chuveiro para que saia uma quantidade razoável de água. O duto interno, este duto central que existe no chuveiro, aperta bastante. É um duto bem fino. Na saída deste duto existe o fio Terra. Sempre você deve ter o fio terra instalado no seu chuveiro! Sempre! Isso é mandatório.

Se não você pode tomar um choque elétrico. Você pode notar que a resistência está ligada, com energia bem em cima da sua cabeça. É importantíssimo que o seu chuveiro tenha aterramento eficaz. Se você não sabe se o seu chuveiro está aterrado eu considero que você deve contratar um eletricista para fazer uma revisão.

Isso é um assunto muito, muito, muito sério! Inclusive, eu não sei se você sabe, mas o chuveiro brasileiro é muito ridicularizado fora do Brasil, por conta disso! Por conta deste tipo de ligação que ele é feito. Desta "falta de segurança" quando ele não está aterrado. Inclusive estou deixando na descrição do vídeo um link de um vídeo de um engenheiro que praticamente testa tudo que isso que eu falei, e ainda mostra se dá choque ou não. Tá bom?! Você pode dar uma lida nisso ai depois.

Quanto maior a velocidade que a água passa por este local onde estão as resistência, menos tempo ela fica em contato com as resistências. O que acontece é que quando a gente abre demais o chuveiro, a água passa com mais velocidade pelas resistências e não dá tempo da temperatura, do calor ser transferido para a água.

Então é por isso que quando nós fechamos o chuveiro, a água irá passar com mais dificuldade, já que o duto interno é bem apertado, a água irá passar com dificuldade e vai ficar mais mais tempo em contato com a resistência. Quando nós abrimos demais o chuveiro, o que acontece é que a água passa com muita velocidade e não tem "tempo" para que o calor da resistência seja transferido para a água e por isso que quanto mais nós abrimos o chuveiro menos a água fica aquecida. Muito interessante!

É a física aplicada ao nosso dia-a-dia. Obviamente existem no mercado centenas de tipos de chuveiro, porém o mais comum é este onde a regulagem de temperatura é feita de forma mecânica, através de uma alavanca que fica geralmente no topo do chuveiro, com isso, quando você move a alavanca para uma temperatura mais morna, a resistência inteira do chuveiro recebe eletricidade. Ou seja, entre o ponto A e B existe energia elétrica.

Quando você movimento a chave do chuveiro para posição "inverno" ou posição "quente" por exemplo, apenas um pedaço da resistência, ou resistor como você preferir irá receber alimentação da rede elétrica. Com isso, quanto menor é o pedaço que é energizado, maior é a temperatura, maior a potência, e evidentemente maior é a corrente elétrica, resultando em um maior consumo de energia.

Quando você toma um banho na temperatura morna, por exemplo, você está usando todo comprimento do elemento de aquecimento; a parte inteira dele, porém quando você mexe, e coloca em uma posição, 2 ou posição 3, apenas um pedaço do elemento de aquecimento está sendo utilizado. Muito bacana né?!

Eu espero que você tenha gostado deste vídeo. Se ficou qualquer dúvida, deixe nos comentários que assim que eu puder eu respondo para você. Se não for inscrito, se inscreva! Um abraço! E até mais!

Descrição

Neste vídeo falaremos sobre o funcionamento de um chuveiro tradicional. Este tipo de chuveiro é acionado com a pressão da água que entra em uma câmara contendo resistores/resistências de aquecimento.

Quanto menor o trecho energizado da resistência, maior sua temperatura e maior sua corrente, proporcionando um maior consumo de energia.

Link do vídeo com um Engenheiro ridicularizando o chuveiro do mesmo tipo deste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=06w3-l1AzFk

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados