Transcrição
Bom dia, boa tarde, boa noite! Este vídeo, em primeiro lugar, gostaria de agradecer o Marcelo Sobral, querido amigo que cedeu gentilmente esta impressora que estava lenta, cheia de problemas, bem antiga, para que alguns componentes fossem reaproveitados para os futuros projetos. É uma impressora que funcionou durante vários anos em um escritório de advocacia a agora nós estamos desmontando ela.
Primeiro, foi um pouco complicado achar o tipo de chave para abrir ela. Tive que comprar um jogo de chave vermelha que está em cima da mesa, depois, comecei a desmontar, tirando parafuso por parafuso, todos eles, são vários parafusos e como se trata de uma impressora desta vez eu estou usando luvas.
Estas luvas vão garantir que eu não suje completamente as minhas mãozinhas! Estou desmontando esta parte que é móvel, onde o carro que leva a tintas fica, tem uma fita bem fininha que eu acabei de tirar. Coloquei em cima da mesa, vou explicar como ela funciona. Tirando a placa que sustenta os cabeçotes de impressão e a placa de controle. Algumas placas desta sessão são travadas, outras são com parafuso mesmo.
Então vamos entender como funciona o mecanismo que movimenta as partes da impressora de um lado para o outro. Nós temos uma fita de controle, geralmente ela fica fixa, eu tirei aqui para mostrar, nós temos um motor aqui que movimenta a estrutura, esta fita fica fixa, e o motor movimenta a cabeça de impressão. E, este sensor aqui, que eu já vou explicar, ele consegue ler, consegue contar onde está a cabeça de impressão. A fita entra aqui... ela fica fixa e o que anda é esta parte aqui para um lado e para o outro. Certo?! Então ela vai contando os pulsos. Vamos entender como funciona!
Esta fita é transparente com algumas listas, algumas listas. Estas listas são muito próximas umas das outras, mas muito próximas mesmo, talvez a gente precise de um microscópio, eu vou tentar mostrar aqui como são estas listas.. mas é isso aqui.. uma fita transparente com tinta formando estas linhas, e o sensor que é este cara aqui, ele é basicamente isso aqui. Você tem um LED que joga luz na fita e tem um receptor, quando a luz não consegue passar, ou seja, nós estamos em cima da fita, da lista, nós temos o sinal baixo, quando a luz consegue passar, significa que ele está no transparente... nesta área transparente, então nós temos um sinal alto, a luz conseguiu atravessar a fita.
Então, a partir disso são gerados pulsos, e estes pulsos a gente pode contar, primeiro pulso, segundo pulso, terceiro pulso, quarto pulso... Então como que funciona a métrica?
Primeiro passo a impressora zera... A posição do cabeçote, por isso a gente ouve aqueles estralos, e move até alcançar um marcação específica na fica que geralmente é esta aqui, esta bolinha, então quando ele chega ai ele para. Depois ela vai para o primeiro ponto. É fácil, o primeiro ponto é a parte mais fácil.
Digamos que o primeiro ponto de impressão seja na coordenada 50. Então o que ela faz? Ela liga o motor e vai contando até 50. 1, 2, 3, 4, 5 até 50. Quando chega no 50 para. O motor desliga. Ai o próximo digamos que seja o ponto 60. Como ela ja sabe que o cabeçote está parado na posição 50, ela liga o motor novamente e conta até 10, de 50 até 60, 10... agora o próximo ponto é na posição 45.. então o que ela faz... ela sabe que está no ponto 60, ela inverte a posição do motor, inverte a polaridade, e vai subtraindo até chegar no 45. Isso aqui é muito rápido, acontece a todo momento mas ao mesmo tempo que é muito complexo de se explicar é muito simples porque é só uma questão de adição e subtração de valores.
Os motores que são usados em impressoras olha, são bem simples, é um motor DC normal, não tem nada de especial aqui. Vamos fazer este motor funcionar.
Este motor aqui está alimentado com 2 volts e já está girando. Deixa eu dar um foco aqui, aumentar um pouquinho. Aumentei aqui para 6 volts, 6 volts e ele está funcionando, então as engrenagens movem o cabeçote. Tem outro tipo de motor que o sensor é ligado direto no eixo. Então ao invés de ser uma fita é um disco. Esta vendo aqui? É um disco! E aqui está o sensor, então é a mesma coisa.. ele conta os pulsos, chegou em uma determinada contagem ele para, ou ele inverte a direção, inverte a polaridade, começa a rodar para o outro lado e conta, chega em determinado número, ele para. Exatamente isso. Nada demais. Então é assim que funciona. Parece algo complicado, muito difícil porém é pura matemática. É isso! Agora vamos seguir com a desmontagem da impressora. Espero que você goste e lembre-se de dar aquele Like no final.
Voltando agora à desmontagem, agora do, agora da parte que faz o papel ser movimentado. Foi um pouco complicado desmontar porque provavelmente eu comecei a desmontar pelo lado errado e então as peças estavam muito travadas, estavam bem difíceis de tirar e então eu demorei um bom tempo para descobrir como desmontar esta parte. Na realidade tudo ai na impressora é encaixado, não tem nada muito complexo mas realmente são muitos parafusos! Muitos parafusos! E esta parte é bem simples também, é só um motor que controla praticamente tudo isso. São dois motores, um que controla que controla a cabeça de impressão e outro que controla o papel. Como eu já expliquei ai no trecho anterior, o funcionamento de todas as partes da impressora é com aquela fita guia.
É um pouco complexo desmontar estas pecinhas muito pequenas porque elas são bem apertadas nos eixos. Então, eu tive que fazer um pouco de força para tirar mas valeu a pena porque com certeza estas peças mecânicas principalmente eu não consigo encontrar em outros lugares. Agora chegou a hora de desmontar o painel, ele tem dois displays que eu acredito que vou conseguir usar em outros projetos, e tentando agora desmontar a parte do scanner. É também aquele motor com a guia no eixo que eu já mostrei anteriormente desmontando algumas componentes.
Foi um pouco difícil desmontar esta parte do scanner porque foi toda selada, então eu imaginei que eu fosse encontrar uma iluminação.. mas não.. Ela estava muito selada, estava muito difícil de abrir praticamente só quebrando, então eu deixei para lá, não tem nada para aproveitar ali e estou separando agora as peças, tirando as borrachas dos eixos, ficou legal! Então mais um vez eu quero a agradecer ao Marcelo por ter cedido a impressora e conto com o seu Like, é muito importante aqui para o canal e estimula a crescer! Até mais e um abraço!
Descrição
Desmontei uma impressora multifuncional da HP para reaproveitamento de peças e fiz uma rápida explicação de como a parte mecânica funciona para posicionar corretamente o carro dos cabeçotes. A explicação do funcionamento desta parte é primordial.
É a base de tudo!
#impressora #cabecaimpressao #motordepasso #motoresdepasso