Como Calcular Resistência Elétrica em Série e Paralelo

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Eu recebi este diagrama, este MEME através do WhatsApp e achei muito interessante. Claro que ele tem o cunho político falar que ser resistência é fácil, lembrando o movimento do PT só que que ele está pedindo para calcular a corrente. Quero ver como calcular a corrente. Então o primeiro passo é a gente aplicar a lei de OHM, a corrente é igual a tensão dividido pela resistência. Então corrente, é igual a 10V, está aqui explícito, só que a resistência total do circuito nós não temos; então nós temos que calcular.

Estes dois resistores aqui estão em paralelo. Então nós temos que começar por eles e com conseguir calcular a resistência resultante. Ou seja, estes dois resistores aqui em paralelo se transformam em um. Nós vamos chamar eles de R23. Nós temos aqui que R23, vamos aplicar agora a fórmula, 1, dividido por 1 dividido por 30, que a resistência deste primeiro, mais 1 dividido por 50. Se eu tivesse mais resistores em paralelo eu poderia continuar colocando aqui... igual ... Fazendo as contas aqui na calculadora com todas as casas decimais a gente chega a 18,75 ohms. Então, quando nós ligamos estes dois resistores em paralelo nós teríamos 18,75 ohms. Os outros dois resistores, as outras duas resistências que estão aqui estão em série, então nós vamos somar. Vai ficar 20 + 18,75 + 20. O resistor de 30 e 50 formam um.

Total 58,75 ohms. Agora sim nós podemos calcular a corrente. Agora nós podemos colocar 10 divididos por 58,75, que é igual 0,170 amperes, ou seja, 170 miliamperes. Então esta é a resposta, bem fácil calcular, não tem nada de outro mundo, pessoal da terceira série consegue.

Vamos fazer agora o experimento na prática. Vamos medir a tensão de uma bateria de 9 volts, esta bateria não está muito boa, a tensão dela fica oscilando de 9,77. Estes componentes eletrônicos que estão na mesa são resistores, então vamos medir eles. Então, com o multímetro na escala de resistência, o primeiro está dando 55 ponto 1 kiloohms, ou seja 55100 ohms, o K, mil, 55,1 K, o símbolo dele.

O segundo resistor que nós vamos medir 2,68k ou 2680k, desculpe, 2680 ohms, o símbolo dele, e agora nós vamos ligar em série, para ver realmente se quando os resistores estão em série se elas se somam... vamos emendar aqui rapidamente e vamos medir com o multímetro para saber quanto for a resistência resultante da soma destes dois resistores. Então eles quando estão em série as resistências tem que ser somadas.

Então, na associação em série de resistores nós temos que as duas resistências foram somadas e dão por volta de 58 mil ohms. Agora nós vamos colocar as resistências em paralelo, nós vamos simular isso com as resistências físicas, existem vários modelos de resistores, então em paralelo, nós 2552 ohms ou 2,56k Então vamos agora aplicar as fórmulas e fazer o cálculo na calculadora. 55,1 + 2,68 nós temos que na calculadora seria 57,78, valor muito próximo, como o multímetro não tem tantas casas decimais já estava previsto que haveria um erro pequeno entre o valor calculado ideal e o do mundo real.

Vamos lá.. agora aplicando a fórmula da resistência em paralelo fazendo todos os cálculos nós chegamos em 2,57 ou 2570 ohms, então a gente tem que estes dois resistores não existem e a resistência resultante é de 2,57k . Agora vamos fazer o cálculo da corrente, então, em um circuito parecido com o do MEME que eu recebi no Whatsapp, nós temos resistência 1, resistência 2, que ja estão montadas, um pilha, uma bateria de 9,77 volts, uma resistência que nós já medidos e calculamos, que dá 2,57 kiloOhms ou 2570 ohms e a corrente agora é o que nós vamos medir.

Então o multímetro já está na escala de leitura de corrente, e a ponta de prova já está colocada no local correto. Vamos então simular agora no circuito.. e vamos medir... Opa, aqui está ao contrário! Agora sim!

Então medindo nós temos 3,69 miliamperes. 3,69 miliamperes.

Agora nós vamos calcular para ver se o que o multímetro mostrou é o correto.

Então tensão dividia pela resistência 9,77 dividido pelos 2570, neste caso nós temos que colocar em ohms, na calculadora vai dar Zero Ponto Zero 38 com as dizimas, então 3,8 miliamperes. Como a tensão da bateria caiu um pouquinho, refazendo o cálculo para 9,75 Volts nós temos 3,79 miliamperes.

Descrição

Como calcular a corrente do circuito do meme. A parte prática também foi explorada com associação de resistores em série e paralelo.

como calcular resistencia em serie

como calcular resistencia eletrica

calcular resistencia

calcular resistencia eletrica

calcular paralelo de resistencias

calculo de resistencia eletrica

resistencia em paralelo

calculo de resistencia em paralelo

como calcular a resistencia eletrica

Relacionados

calcular resistencia

calcular resistencia eletrica

como calcular a resistencia eletrica

como calcular resistencia eletrica

como calcular resistencia em serie

calculo de resistencia eletrica

calcular paralelo de resistencias

resistencia em paralelo

calculo de resistencia em paralelo

resistencia em serie

como calcular resistencia eletrica

resistores em serie e paralelo

associação de resistores em paralelo

associação de resistores em serie e paralelo

associação de resistores paralelo

calcular resistencia eletrica

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados