Dicas para criar senhas Fortes, Seguras e fáceis de lembrar

Assistir no Youtube

Inscreva-se e receba vídeos como este gratuitamente

Por Adriano AoliAtualizado 20/01/2021

Veja Também

Transcrição

Montar uma senha de segurança, cheia de números, caracteres, letras maiúsculas, minúsculas pode aparecer à primeira vista algo muito complexo, muito difícil de se lembrar porém hoje eu vou te mostrar algumas dicas para você montar uma senha de segurança, que você pode tranquilamente alternar as posições pra usar em vários sites e vou dar também algumas dicas para você usar uma senha de uma forma muito segura!

Qual é o intuito de se construir uma senha longa, uma senha que tenha vários caracteres, que tenha muitos caracteres misturados? O sentido básico é que existem computadores ou dispositivos que ficam simulando letras, que ficam simulando combinações de caracteres e quanto menor a senha, mais rápido ele irá conseguir descobrir, então por exemplo, ele começa com a senha AAAA, depois AAAB, depois AAAC, ai vai... AAA0, AAA9... vai indo! Isso milhões de vezes por segundo até ele descobrir a sua senha. Quanto menos possibilidades você coloca, mais fácil é de se chegar a esta combinação. Evidentemente que a grande maioria dos sites, dos sistemas, possuem bloqueios para isso, porém uma forma muito mais simples de você lidar e não contar com a segurança de um terceiro é você promover uma senha que seja mais completa, que tenha todos os caracteres e que especialmente seja longa. Uma senha boa é longa!

A maneira mais simples que existe é você pegar uma frase, uma palavra que você gosta, por exemplo: bolo de cenoura! Digamos que você que está me assistindo adore bolo de cenoura.. Olhe aqui: Bolo de cenoura. Eu vou começar trocando algumas letras Ós por Zero. Isso já vai ficar mais fácil de se lembra. O segundo ó eu vou trocar por Zero, a letra É eu vou trocar pelo número 3, a letra A eu vou trocar pelo número 4, a primeira letra eu vou colocar maiúscula, e o C de cenoura eu vou colocar maiúsculo também; o resto minúsculo. No final eu vou colocar algum caractere especial. Algum caractere que não seja letra nem número. Posso colocar o jogo da velha, posso colocar uma exclamação, um traço, um hífen, underline, alguma coisa assim.

Eu já tenho assim, escrevendo bolo de cenoura, uma senha que é bem completa, tem todos os caracteres, é longa e é fácil de se lembrar. O importante também é você anotar as senhas em um papel e usar em cada site uma senha diferente. Se você ficar repetindo as senhas, vai acontecer que se alguém descobre a senha; não estou nem dizendo que vai ser um hacker, digamos que um parente seu, um amigo seu descubra a sua senha, ele vai começar a testar a sua senha, maldosamente, em alguns outros locais que ele sabe que você usa... por exemplo: Ele descobriu a sua senha do Facebook, ele vai tentar a sua senha no Instagram, vai tentar a sua senha no seu email e por ai vai.

É importantíssimo você em cada local usar uma senha diferente. E como se faz isso? Você pode alterar o início da senha ou o final da senha. Então por exemplo você tem , como este exemplo que eu dei, bolo de cenoura, você poderia trocar em um outro local por um asterisco, poderia colocar uma interrogação, uma exclamação, ou então não é bolo de cenoura mais, é bolo de laranja, ou é bolo de chocolate, ou seja... você vai trocando ai, você sabe que a regra é esta, mas anote também em um papel.

Porque anotar em um papel? Digamos que você precise desta senha, ela está gravada no seu dispositivo, quando você entrar lá está automaticamente gravada porém também você pode precisar dela quando você estiver tentando acessar de outro local, de outro dispositivo... e ai ? como fica? Então é importante você ter um caderninho muito bem guardado para anotar as senhas.

Outro exemplo também é o próprio nome. No meu caso Adriano Oliveira. Eu vou pegar algumas letras e vou trocar por números. Por exemplo a letra i eu posso trocar pelo número 1 que é fácil de se lembrar, a letra A eu posso trocar pelo número 4, a letra O eu posso colocar o zero que é fácil, coloco mais algum caractere especial e temos uma senha grande completa.

Você precisa então se lembrar que quanto maior a senha mais difícil é de ser quebrada, porque mais tempo algum dispositivo que queira descobrir a sua senha vai demorar... e acaba se tornando inviável. Quantas vezes ele terá que simular até coincidir com a senha que você está usando? Quanto maior a senha mais segura ela é.

Se você tiver também alguma dica de como produzir uma senha segura, claro que você não deve expor a sua seja jamais, mas deixa aqui nos comentários para a gente saber qual seria esta fórmula mágica que eu não falei aqui no vídeo.

Espero que você tenha gostado do vídeo, se ficou qualquer dúvida deixa aqui nos comentários, eu faço questão de responder você. Compartilhe com todo mundo para que todos fiquem seguros na internet ou quando estiver usando algum dispositivo eletrônico. Um abraço e até mais!

Inscreva-se e receba vídeos como este gratuitamente

Descrição

Montar uma senha de segurança, cheia de números, caracteres, letras maiúsculas, minúsculas pode aparecer à primeira vista algo muito complexo, muito difícil de se lembrar porém hoje eu vou te mostrar algumas dicas para você montar uma senha de segurança, que você pode tranquilamente alternar as posições pra usar em vários sites e vou dar também algumas dicas para você usar uma senha de uma forma muito segura!

Dicas para criar senhas Fortes, Seguras e fáceis de lembrar!

Aprenda passo-a-passo como criar uma senha de alta segurança acompanhando nosso raciocínio.

Gere Senhas Seguras:

- No Mínimo 10 Caracteres

- Quanto Maior Melhor

- Misture maiúsculas e minúsculas

- Use Números Misturados com as letras

- Use Caracteres especiais

- Evite nºs de telefone e placas de carros

- Altere suas senhas de 3 em 3 meses

- Anote em agendas suas senhas sem

escrever de onde elas são.

(00:00) - Introdução

(00:32) - Qual motivo de senhas longas?

(01:38) - Criando uma senha de segurança

(02:35) - Em cada site uma senha diferente

(03:25) - Variações de senhas

(03:58) - Exemplo 2

(04:45) - Agradecimentos

@2006 - 2020 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados