Transcrição
Você já deve ter notado que as lâmpadas fluorescentes compactas, aquelas enroladinhas ou compridas, estão sumindo do mercado e estão entrando no lugar delas, as lâmpadas de LED que tem um bulbo redondinho. Mas será que elas realmente economizam energia? Será que quando nós comparamos a lâmpada que nós éramos acostumados a comprar a lâmpada fluorescente com a lâmpada de LED será que realmente ela consome menos ou
será que é propaganda enganosa? Nós vamos nesse vídeo fazer uma demonstração da quantidade de energia que uma lâmpada de LED gasta e uma lâmpada fluorescente gasta, mas também, nesse vídeo nós vamos comparar a
quantidade de luz que cada lâmpada emite. Porque não adianta nada você conseguir economizar a quantidade de energia que você gasta mas o local ficar escuro. Aí você precisaria de duas lâmpadas!
Então nesse vídeo nós vamos comparar as duas tecnologias! O que você acha? Para medir a potência de cada lâmpada eu liguei um soquete em um Wattimetro. Fui trocando cada lâmpada e anotando no copo da lâmpada quanto cada uma consumia. O próximo passo foi medir a quantidade de luz que cada lâmpada emite! Coloquei um soquete a um 1,35m da minha bancada e medir com o auxílio de um Luxímetro. A lâmpada A emitiu 83 Lux. Dividindo-se 83 Lux por 19,13 Watts Chegamos em 4,3 Lux/watt Vamos fazer assim para poder calcular melhor qual lâmpada mais eficiente. A lâmpada B emitiu 60 Lux. Dividindo-se nós temos 17,1 Lux por watt.
A lâmpada C de LED emitiu 102 Lux dividindo nós temos 12,4 lux por watt. A lâmpada D emitiu 79 Lux dividindo nós temos 6,0 7 Lux por Watt. A lâmpada E, fluorescente, emitiu 8 Lux dividindo nós temos 2,9 lux por watt. A lâmpada halógena, emitiu 104 Lux que corresponde a 1,44 lux por watt. Vamos fazer uma comparação agora: Essa lâmpada emitiu basicamente a mesma quantidade de luz que uma lâmpada de LED de 8 watts. Porém ela está consumindo setenta e um watts, ou seja, comparando uma lâmpada halogena com uma lâmpada de LED nós temos paticamente a mesma emissão de luz, porém a lampada halogena 10 vezes mais!
A próxima lâmpada medida é uma lâmpada fluorescente de 25 watts. Ela emitiu 103 Lux. Dividindo nós temos 4,29 Lux por watt Note que essa lâmpada fluorescente emitiu basicamente a mesma quantidade de luz que uma lâmpada LED de 8 watts. Porém a lâmpada fluorescente gastou três vezes mais energia para emitir a mesma quantidade de lux. Ou seja, está provado que as lâmpadas de LED conseguem emitir mais luz e consomem
menos energia. A outra lâmpada testada foi uma lâmpada fluorescente. Ela emitiu 83 lux e dividindo
nosso temos 5,57 lux por watt e por último a lâmpada incandescente decorativa emitiu apenas 13 Lux fazendo a
divisão ela tem zero pontos 0,3 Lux por watt. Nada! Só serve mesmo pra decoração!
No ranking de eficiência nós estamos em primeiríssimo lugar a lâmpada de LED de 4 watts. Em segundo lugar nós temos também a lâmpada de LED de 8 watts. Em terceiro lugar nós temos uma lâmpada fluorescente que basicamente tem a metade da eficiência de uma lâmpada de LED. Em quarto lugar nós temos outra lâmpada fluorescente de 15 watts. Em quinto lugar outra lâmpada de 25 watts fluorescente. Em sexto lugar uma lâmpada fluorescente de 25 watts. Em sétimo lugar uma lâmpada fluorescente de 15 watts. Em oitavo lugar a lâmpada halogena de 70 Watts que serve para ambientes de dimerisáveis, que você precisa controlar a luz.
E por último a menos eficaz de todas nós temos a lâmpada incandescente decorativa de 40 watts. Analisando então os testes nós podemos concluir que a lâmpada de LED é a que mais economiza energia se comparada com outras tecnologias e emitem uma quantidade de luz satisfatória.
Como você deve ter notado nesse vídeo as lâmpadas de LED realmente economizam energia. Elas conseguem
produzir muita luz gastando pouca energia. Porém em alguns casos elas podem gerar um efeito chamado flicker que é quando a imagem fica piscando. Geralmente quando a gente tenta filmar algum ambiente que está iluminado com uma lâmpada LED. As lâmpadas mais novas já vem com proteção contra o flicker, mas de qualquer maneira ainda é muito fácil a gente encontrar essas lâmpadas que ficam piscando quando a gente tenta tirar alguma foto ou fazer algum vídeo.
A quantidade de lumens varia mas também as potências não são equivalentes. Ou seja para você ter certeza de qual lâmpada você deve usar em um ambiente é interessante você comprar uma lâmpada de uma potência máxima levar para casa e ver se aquela lâmpada está adequada para o ambiente ou não. Porque eu acredito até que você não vai ter um luxímetro em casa Então é isso. Compre lâmpadas LED se o preço está caindo a tendência é só cair o preço das lâmpadas LED e faça os testes em cada ambiente. Até porque a quantidade de iluminação de cada ambiente depende também da cor das paredes dos móveis. Você tem uma sensação diferente principalmente quando nós temos paredes escuras perto. Espero que você tenha gostado desse vídeo curta se inscreva. Compartilhe seus amigos um abraço e até mais.
Descrição
Fiz uma séries de experiências com 8 lâmpadas sendo 1 Incandescente, 1 Halógena, 2 de LED e as demais fluorescentes compactas.
Teste comparativo de lâmpadas, potências e luminosidade.
Medi o consumo de eletricidade de cada lâmpada e o fluxo luminoso (lux) que cada uma emitia e assim consegui calcular qual é o tipo de lâmpada que é mais eficiente.
O resultado foi surpreendente
#lampadaLED #ecomiadeenergia #lampadaEconomica
Relacionados