Dicas de reaproveitamento de peças de impressoras. O que remover de impressoras antigas?

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite, mais um vídeo, hoje com outra desmontagem de uma impressora HP, esta impressora já funcionou por vários e vários anos, foi me doada para remoção de componentes eletrônicos e mecânicos e eu vou falar sobre isso hoje.

O importante há saber é que você terá que comprar um Kit de chaves para desmontar a impressora caso você não tenha; chave Philips e de fenda não funcionam. Antes da gente começar a desmontar, nós temos que planejar.

O que nós vamos remover da impressora? As partes mecânicas, os eixos, as polias, correias, parafusos, estes parafusos são difíceis de achar então é interessante você guardar. Eu estou tirando uma correia que será bem importante, uma correia dentada inclusive.

É bem difícil de achar, mesmo se você precisar, você não vai comprar uma só, as vezes você está precisando só para fazer algum projeto, alguma ideia. Molas também são muito complicadas, este eixo, olha que perfeito! Dá para você usar! E... Motores! Um dia é! Coloque o parafuso no motor logo depois de você remover o motor para quando você precisar de novo já estará o parafuso bem ai perfeito.

Eu não usei luvas, eu sei, mas fazer o que né? Agora ja é tarde. Então vamos continuar... tem alguns cabos que eu corto porque sei que não vou precisar deles, então fica melhor cortar. Esta parte ai é uma parte que lê onde está o carro de impressão, ela tem aquela roda ali, em outro vídeo eu explico como funciona, e ela contra os pulsos para monitorar onde a cabeça de impressão está, é bem bacana!

Esta plaquinha, é a placa que controla a impressora total, então tem alguns cabos com conectores que dará para aproveitar, e vamos olhar o que mais dá para aproveitar. Tem este conector, bacana, caso você precise para outra impressora, e é difícil de achar. Olha ai como ficou a carcaça depois que eu removi tudo. Nada né?

Não sobrou nada!

O que foi que eu removi? Motores DC, estes motores são muito úteis para projetos, alguns conectores, eu posso precisar em placas, parafusos ali do lado, os núcleos de ferrite que eu posso usar até para diminuir interferências são bem uteis, várias engrenagens, molas de vários tamanhos ... tem um arsenal de molas ai, tem muita coisa interessante ai. Tem um conector que eu removi da placa, com um ferro de solda evidentemente, um núcleo, uma bobina, bem interessante!

E, olha aqui, mais... isso aqui é borracha! Então pode ser útil também em algum projeto, não custa nada guardar né? tem que reaproveitar o que pode ser reaproveitado. Estas hastes ai, estes eixos, com certeza serão uteis em algum projeto, até mesmo de uma impressora 3D pequena, porque não? E olha eu tenho uma caixinha para guardar estes componentes que eu venho removendo das outras desmontagens. É uma caixinha de material de costura. Eu deixo esta caixinha só para molas e engrenagens pequenas. Estas hastes maiores eu guardo em uma caixa, parecendo uma caixa de ferramentas, eu tenho muita coisa já! Dá para montar muita coisa!

Então eu vou guardando, separando, e com isso eu tenho um estoque bom para fazer montagens, para fazer pequenos reparos, as vezes uma engrenagem destas quebra, talvez eu não consiga separar com a mesma engrenagem do mesmo modelo e impressora, mas com certeza eu vou ter alguma parecida, alguma próxima, e só o fato de você ter um arsenal para estimular sua criatividade não tem preço! Com certeza não tem preço.

O importante também é você reciclar o que pode ser reciclado, não custa nada você remover estas partes antes de mandar a impressora pro lixo. A impressora que já esta condenada, que não mais condição de desmontar, e, antiga, hoje em dia se usa impressoras com tecnologias melhores e estas antigas usam cartuchos que são caríssimos, relativamente falando.

O custo de manutenção destes cartuchos são bem altos. Eu espero que você tenha gostado deste vídeo, foi só para bater um papo sobre o que reaproveitar de uma impressora antiga, guardar, se você não for inscrito, se inscreva no canal, lembre-se de curtir o vídeo e compartilhe com os seus amigos que gostam de fuçar, assim como eu, um abraço, obrigado por ter assistido o vídeo! Até mais!

Descrição

Veja algumas dicas para remoção de peças de impressoras jato de tinta antigas. Alguns motores, engrenagens, peças plásticas e molas podem ser removidos para reaproveitamento de peças mecânicas e componentes eletrônicos.

Ideal para entusiastas que sonham em montar robos, impressas 3D e muito mais. Há várias partes que podem ser usadas e reaproveitadas com facilidade.

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados