Desmontando uma fonte chaveada de bebedouro com comentários

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Bom dia, boa tarde, boa noite! Hoje eu vou desmontar esta fonte chaveada e vou comentar alguns componentes aqui podem ser ser úteis em alguns projetos. Então, vamos começar com a identificação dos componentes principais aqui da placa.

Então, aqui uma chave de fenda para ajudar. Tem um pessoal aqui aqui na rua que estão tocando umas musiquinhas de carnaval insuportáveis então eu peço desculpas caso vase alguma coisa porém é o único tempo que eu tenho para fazer agora então me desculpe antecipadamente se vazar alguma musiquinha de carnaval insuportável, até porque não é nem carnaval ainda. Então vamos lá!

Então fusível na placa, aqui nós temos diodos. O diodo é preto porém a característica principal são estas listras que ele tem. Deixa eu tentar focar aqui, está vendo?! Lista! tem aqui, aqui e aqui! Resistores, capacitores, aqui não dá pra ver ainda, o que é aqui porém aqui são dissipadores de calor olha! Como estes componentes eletrônicos esquentam demais eles precisam de dissipadores de calor. Olha!

Transformadores, aqui parece ser uma bobina ou um transformador. Pode ser bobina ou transformador. A diferença de uma bobina para um transformador é que um transformador tem dois enrolamentos, ou duas saídas. Já um indutor é o começo meio e fim, e vai também da funcionalidade.

Aqui nós temos alguns circuitos integrados, olha. Capacitor cerâmico, estes redondinhos aqui, resistores. Aqui, este carinha aqui, deixa eu ver se dá pra focar melhor, pode ser um diodo ou pode ser um diodo Zener. Transistor... Conforme o tempo for passando eu explicando mais algumas coisas... e os conectores.

Isso aqui é de uma fonte chaveada de um bebedouro. Então ele ficava rodando os coolers, fazia os coolers funcionarem e eles faziam também, o .... célula peltier esfriar a água, isso eu vou explicar em outro vídeo. Mais é isso?! O que dá para aproveitar daqui.

Estes transformadores aqui que são difíceis de se conseguir no mercado, certo?! Capacitores acredito que sim também, tem que medir eles para ver se estão legais, mais acredito que eles estão legais que esta placa estava funcionando. O motivo da parada dele era falta de uso mesmo.

Estes transformadores aqui, este transformador toroidal, deixa eu ver aqui por baixa, aqui a gente mata, só tem dois conectores aqui, este pino e este pino, então enrolamento... enrola, enrola e sai. Então indutor com núcleo de ferrite. Isso aqui é ouro! Isso aqui é ouro! Até porque a gente não vai conseguir comprar um ou dois, teria que comprar uma caixa só para projeto pequeno... Isso aqui é o ideal.

Estes capacitores aqui pequenos, capacitores eletrolíticos pequenos aqui, acredito que não vale a pena tirar... este circuito integrado eu vou olhar qual é para ver se vale a pena porém talvez seja algum muito específico. Por exemplo, não vai ter utilidade para mim utilizar um circuito integrado específico para fonte chaveada. Eu não trabalho com isso! Então, se for algum circuito mais genérico até que vale a pena remover, porém, com certeza estes componentes maiores eu vou tirar, porque eles serão úteis. Os menores, é muito barato, dá para comprar uma caixa por 10 reais, 20 reais, então, não justifica sem contar que os terminais ainda estão pequenos olha.. quanto eu tirar olha.. estão bem cortadinhos, estão pequenos e não vale a pena.

Olha, o dissipador de calor principal é tão grande que ainda precisa de dois parafusos aqui em baixo. Tá?! Esquenta viu! Para usar em um transistor só, parece ser um transistor, bem, depois eu falo o que é! Se eu não conseguir ver agora eu coloco na edição do vídeo, mas é isso! Vou começar a desmontar agora, vou acelerar a câmera, vou colocar uma musiquinha porque é chato! Quando for o momento oportuno eu volto novamente com a filmagem e paro e explico mais alguma coisa. As peças que eu for tirando eu vou colocando aqui em cima, uma do lado da outra aqui e vou desmontando para cá. Ok!? lembre-se de dar aquele Like porque este vídeo está dando bastante trabalho pra fazer, viu!?

Então, vamos lá! Eu dei uma parada, aqui no câmera rápida eu vou tirar aqui agora este tranformador aqui. Olha, tem um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito terminais. Como eu vou tirar isso aqui? Eu não iria conseguir apenas esquentar um e puxar. então eu vou usar um sugador de solda, que é este amiguinho aqui. Acabei sujando minha mão toda com pasta térmica. O que saiu até agora? Parafusos, este capacitor eletrolítico aqui de 250V, 330 microfarads, isso aqui são dois diodos, olha, tem já o símbolo, deixa ver se eu consigo, olha.. são dois diodos. Clássico de fonte chaveada!

Este carinha aqui é parece ser um transistor! É um transistor! Conector, para chavear a tensão, conector, radiadores de calor, um PTC, um capacitor de poliéster, o nosso amiguinho aqui que pode ser útil, porém agora eu vou tirar este grandão aqui... olha.

O que eu faço? a primeira coisa é jogar um pouco mais de solda aqui. Eu estou jogando só um pouquinho. Só para eu ter certeza que a solda não está fria.. as vezes também eles usam uma temperatura de solda diferente dá do meu ferro, então na hora de esquentar eu dou uma misturada, isso ajuda! As vezes é solda LEAD FREE, que é um pouco mais quente em relação á esta que eu uso.

Vamos lá! para quem nunca usou um sugador de solda: Quando eu pressiono aqui ele volta! Suga... Então eu coloco aqui, esquento e... olha.. sugou, está vendo?! Olha! Sugou!

Vamos de novo aqui no segundo. Opa, tentando aqui, Esquentei e suguei. Eu aperto de novo para travar e quando eu travo ele, caso tenha alguma coisa aqui dentro ele já joga para fora. Ele expulsa!

Geralmente ele não sai 100%, fica algum pedacinho grudado, alguma coisa, então você vai lá e com um porquinho de paciência você consegue tirar para não forçar demais o componente, quanto menos você estressar o componente eletrônico melhor! Vale lembrar também que todos os componentes que vão ser usados em projetos serão testados né?!

Então isso aqui, é mais para gente reciclar mais mesmo! Mais tem que testar! Eu soltei já todos os pinos, agora eu vou dar uma pequena empurradinha saiu! Está aqui! não ficou nenhum terminal preso aqui na placa, olha! Saiu inteiro, está aqui na minha mão! É um transformador, tá?! Com núcleo de ferrite inclusive! Não e é toroidal como este aqui, o núcleo dele, porém é o mesmo material que este aqui, que é ferrite, e vai dar para usar em algum projeto.

Então o mesmo princípio de remoção eu posso usar no circuito integrado. Tá, esta parte da placa está bem, escurinha porém são estes últimos terminais aqui, vamos lá! Vamos repetir o processo. Eu não sei qual é este circuito integrado mas vale a pena a título de demonstração.

Eu tive que soltar algumas terminais. Estou tentando entender qual é o circuito aqui que eu não estou conseguindo enxergar. Se for algum circuito muito sensível já era! Posso ter queimado com a estática! Deixa eu ver se eu consigo mostrar aqui. Será que dá pra ler? PJ393 alguma coisa... não sei o que é, provavelmente não vou usar! Joga fora! Não faço a mínima ideia do que seja isso. E acontece, as vezes o circuito e específico para fonte chaveada, ele é específico para aquela configuração em si.

Eu vou continuar agora soltando os componentes e é isso.. vai dar para aproveitar muita coisinha aqui principalmente estes resistores grandes aqui, este e este aqui, porque eles são um pouquinho mais difíceis de conseguir. Não é tão fácil assim conseguir. Mesmo comprando, geralmente a quantidade mínima são 1.000, 2.000 e para você comprar... e você nunca vai usar 2.000 para fazer circuitos em hobbie. então, deixa eu dar uma esquentadinha e tirar este logo aqui que está fácil.

Legal né?! Então, este aqui, 50 ohms, é isso?! 50 ohms! Se você não sabe ler código de cores de resistores vá aprender que dá tempo! Daqui há pouco você decora tudo! Vou lá então.

Deixa eu terminar de tirar mais alguns componentes que podem ser úteis e já volto para encerrar o vídeo.

Então, para finalizar aqui o vídeo, quero agradecer de você ter assistido até este momento, espero que você tenha aprendido alguma coisa! Eu não vou mais tirar o resto destes componentes aqui porque para mim não valem a pena, são componentes de fácil aquisição e eu tenho muitos, mas deu para tirar muitas coisas bacanas daqui, os radiadores de calor, capacitores, circuitos integrados aqui atrás que eu vou jogar fora, bem, tem alguns transistores aqui eu vou depois verificar o que é exatamente, os parafusos eu guardo porque as vezes você precisa de um parafusinho e não tem, então é bom... o fusível que eu falei, este fusível é de placa, isso aqui pode ser muito útil, alguns diodos, então aqui olha, um diodo, capacitores cerâmicos para áudio e alta frequência isso aqui é ajuda muito, alias, ajuda muito não, precisam deles, é, este diodo aqui grandinho é para corrente alta, então isso aqui vale a pena ter e é isso!

Está aqui a plaquinha, isso aqui não tem como aproveitar, não vale a pena! Muito obrigado por ter assistido até aqui, espero que tenha aprendido alguma coisa, e lembre-se: reciclar é preciso! Até a próxima! Se inscreva no canal, dê o seu Like! Muito obrigado!

Descrição

Durante a desmontagem de uma foto chaveada de um bebedouro fiz vários comentários sobre quais componentes podem ser aproveitados para ajudar quem está começando na eletrônica e hobbie. Neste vídeo mostro como usar o sugador de soldas e quais componentes não compensam ser removidos.

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados