Como fazer um testador de continuidade barato e eficiente

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Você já pensou em gastar 4 reais e construir um testador de continuidade onde você pudesse medir capacitores, onde você pudesse testar resistência de chuveiro, verificar se uma extensão está boa, e muita mais coisas? Já pensou nisso? Neste vídeo eu vou mostrar para você como você fazer um medidor de continuidade usando apenas 4 reais ou até menos.

Eu fiquei pensando por muito tempo em uma forma mais barata possível de mostrar para você como fazer um testador de continuidade para que você pudesse testar ferros de passar, extensões, alguns componentes eletrônicos sem gastar quase nada, talvez até você tenha as peças ai na sua casa.

O que é um testador de continuidade? Um testador de continuidade verifica se a corrente elétrica consegue simular de um ponto para o outro. Se há continuidade elétrica significa que de um ponto ao outro pode haver circulação da corrente elétrica. Isso é útil para nós verificarmos uma resistência de chuveiro, verificar se ela está boa, verificar uma extensão, testar transformadores, testar alguns resistores, diodos, capacitores e uma infinidade de componentes eletrônicos que você pode testar.

Eu estou fazendo isso para você que não quer comprar um multímetro deste aqui ou até um mais barato ou para você que não tem condições de comprar um multímetro no momento. Então o que você irá precisar? Você vai precisar de um LED branco e eu vou explicar porque para você daqui há pouco o porque de um LED branco e você vai precisar de uma pilha de 3V. Estas pilhas que nós usamos em balanças de cozinha, usamos em alguns relógios, em alguns brinquedos.

Esta bateria de 3V é a CR2032. Ela é muito conhecida deve custar mais ou menos uns R$ 2,50 a R$ 3,00 a depender do local que você comprar. Esta bateria tem 3 volts. Você vai precisar também de fio. Este fio que eu estou usando eu já tinha aqui, é um fio vermelho e um fio preto porém você pode usar o fio que você tiver na sua casa, não precisa ser vermelho, não precisa ser preto. Tá?!

Você vai precisar também de fita isolante e de dois pregos ou de dois parafusos. Primeiro de tudo você vai colocar o LED branco na pilha. Você vai encaixar ele exatamente como eu estou mostrando. Caso o LED não acenda você vai inverter o LED e encaixar novamente para que ele acenda. Até porque se a polaridade estiver invertida você não vai conseguir fazer o LED funcionar.

Porque precisar de um LED branco? O LED branco precisa mais ou menos de 3 volts para acender. Já um LED vermelho, amarelo, a tensão que ele precisa é de 2 volts e o que isso significa? para você usar um LED colorido você precisaria usar um resistor em série com o LED. Como o lema aqui é simplificar as coisas eu optei por usar um LED branco e assim você vai evitar usar um resistor e vai ficar mais barato ainda a experiência na sua casa.

Agora que você conseguiu fazer o LED ficar aceso, você vai dobrar o termina de um dos lados do LED. EU prefiro que você faça isso do lado maior da bateria. Vai também decapar os dois fios. Um dos fios decapados você via colocar diretamente na bateria e vai encaixar o LED do lado que ele já estava antigamente, ou seja, vai ficar um terminal do LED solto e um fio ligado na bateria e vai passar fita isolante para segurar tudo isso ai para que isso não se mova.

Agora você vai pegar a outra ponta de fio e vai colocar no terminal do LED que ficou sobrando e vai passar fita isolante para segurar tudo e para fique imóvel. É muito importante que fique imóvel já que não estamos soldando; para ficar mais fácil ainda.

Na ponta dos dois fios, você vai colocar um prego, vai decapar o fio e vai colocar um prego, colocar fita isolante também para segurar e o testador está pronto. Olha que maravilha! Olha aqui o testador como ficou, olha que legal! Então o que nós temos? quando há passagem de corrente elétrica o LED vai acender! Olha que legal.

Se você quer testar a continuidade de um fio, quer saber se aquele fio está interrompido, quer saber se aquele fio está bom, é muito importante que antes de você usar isso, você desligue da tomada a extensão, você tire as pilhas do que você tiver medindo para que não não haja nenhuma energia elétrica incidindo. Você está medindo apenas o material, não está medindo nem a tensão, nem a corrente.

Antes de você usar este mini kit, este mini medidor aqui você tire da tomada, você tire bateria, tire pilha, descarregue tudo para que não tenha nenhuma energia circulando no circuito enquanto você for usar. Se houver qualquer energia circulando no circuito você pode gerar um curto circuito, você pode queimar o equipamento e ainda pode queimar o LED e a bateria que você usou aqui nesta experiência.

Se você for testar por exemplo em um DIODO, que é um componente muito conhecido da eletrônica, muito famoso, o que acontece? o diodo só conduz eletricidade de um lado para o outro. Não vice-versa. É como se fosse uma catraca de um ônibus. Então quando você colocar as duas pontas de um lado do diodo ele vai acender e quando você inverter não irá acender ou vice-versa. Depende da maneira que você ligou o diodo.

Se você testar isso em uma resistência de chuveiro e ela estiver boa por exemplo, o LED que nós usamos irá acender. Porque a eletricidade consegue passar. Se houvesse qualquer problema com a resistência do chuveiro não iria funcionar.

Por exemplo um transformador pequeno. Você também pode fazer isso. Quando você conecta este testador nos fios dos tranformador eles devem acender. Se não acender existe algum enrolamento interrompido internamente e sim, há problemas e por isso ele não funciona.

Se você quiser testar um ventilador por exemplo com este testador de continuidade basta você tirar o ventilador da tomada, é claro, e ligar este dois, estes dois pregos nos pinos que vão para ata tomada. Ai você liga o ventilador e caso esteja acendendo o LED significa que a corrente elétrica passou por todo enrolamento do motor e voltou para o LED e ele acendeu; ou seja, está bom! Se o LED não acender significa que ele está ruim.

A mesma coisa com o ferro de passar. Você pode testar também colocando o dois pregos no plug de alimentação do ferro de passar e caso acenda.. (claro que você tem que virar a chavinha ali do ferro, ele tem que estar ligado) sim, significa que o ferro está bom.

Quando você ligou os dois pinos você pode mexer o cabo de alimentação para saber se há algum mau contato, se o cabo está quebrando e assim você já vai encontrar alguns defeitos possíveis e pode até consertar.

Em um vídeo próximo eu vou ensinar como consertar um ferro de passar usando este medidor. Então você já faça este medidor para quando eu criar o vídeo você já estar com ele prontinho ai e aprender a como consertar passo a passo um ferro de passar.

Você também colocar um pouco de água dentro de um copo; colocar os dois pregos dentro e ficar colocando sal. Você vai notar que quanto mais sal você coloca dentro da água maior é o brilho do LED e assim demonstra que a água do SAL conduz mais eletricidade.... por exemplo: a água do mar conduz muito mais eletricidade do que a água da torneira.

Este teste substitui o multímetro? Claro que não! isso é apenas, como eu falei no início do vídeo para quem não quer comprar um multímetro ou para quem não tem condições de comprar um multímetro por enquanto e pode ir começando com este tipo.

Eu confesso para você que quando eu comecei na eletrônica, eu tinha 10 anos, 11 anos de idade mais ou menos; eu usava um medidor deste aqui e consertei muitos ferros de passar com isso.

Espero que você tenha gostado deste vídeo, se ficou qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários que eu respondo para você. Se não for inscrito, se inscreva! Um abraço e até mais!

Descrição

Um testador de continuidade pode ser útil na detecção de problemas simples envolvendo mau contato, folgas em conexões e até mesmo interrupções de elementos elétricos. Você pode usar um medidor de continuidade para testar e localizar defeitos em chuveiros, ventiladores, cafeteiras, ferros e de passar e uma infinidade de equipamentos elétricos simples.

O testado acende quando há passagem de corrente elétrica no circuito. Assim, o LED emite luz quando as duas pontas são encostadas em uma superfície metálica ou material que conduza eletricidade.

Você vai precisa de:

Uma bateria CR 2032

Um LED branco

Dois pedaços de fio

Fita isolante e

Dois pregos ou dois parafusos.

00:00 Introdução

00:50 O que é um testador de continuidade

01:20 Lista de materiais

02:15 Como montar

04:02 Como ficou o testador

05:02 Testando Diodos

05:30 Como testar uma resistência de chuveiro

05:40 Testando transformadores pequenos

05:59 Testando ventiladores

06:25 Testando Ferros de passar

07:08 Teste de água com sal

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados