Calculadora de resistor para LED

Encontre facilmente o RESISTOR que deve ser utilizado para um determinado LED. Ao informar a cor do resistor é calculado automaticamente o valor do resistor que deve ser usado.

Digite o valor de Tensão da fonte/bateria e selecione a cor do LED.

O valor do resistor para o LED será calculado automaticamente ao mudar os valores. Mude o valor da Corrente do LED caso saiba qual exatamente é. Geralmente está em 20 e 30mA. Para resistores de auto brilho ou com aparência diferente do mostrado nesta página, por favor, verifica o manual/datasheet do fabricante antes de utilizar esta calculadora.

Valor em Volts (V)
Cor/Tipo do LED
Corrente típica: 20 a 30mA*
Tensão em Volts(V) do LED
+-Lado comchanfroTerminalmenor+-CátodoAnodo????????ResistorAlimentaçãoBateria/FonteLadointernomenorCátodoAnodo+-Símbolo do LED

Como o cálculo é feito?

Dada a tensão de alimentação, por exemplo 12V é subtraído o valor de tensão do LED, por exemplo, 1,9V. Com este resultado, basta dividir pela corrente em Ampéres. Por exemplo:

Tensão de alimentação 12V, Tensão do LED 2V, Corrente 30mA. Teremos: (12-2) / 0.03 = 10 / 0.03 = 333Ω

A Potência do resistor (para que o resistor não esquente) será calculado pela corrente do LED multiplicada pela diferença de tensão entre alimentação e consumo do LED. Seguindo o mesmo exemplo acima teremos:

(12-2) * 0.03 = 10 * 0.03 = 0.3W

OBS: Note que nos exemplos acima foi convertida a corrente de miliAmpere para Ampere para se ajustar à Lei de Ohm.

@2006 - 2020 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados