Chuveiro gasta menos energia se diminuir a água?

Assistir no Youtube

Por Adriano AoliAtualizado 26/12/2023

Veja Também

Transcrição

Existe um mito de que quando você fecha bastante o chuveiro e começa a sair pouca água do chuveiro você gasta mais energia porque a água esquenta mais. Em alguns relatos que eu recebi mostram até que a fiação é derretida e o chuveiro começa a se derreter, e enfim, eu já vi coisas do tipo também. Mas será que é porque a gente reduz a quantidade de água que passa pelo chuveiro? Será mesmo?

Para este vídeo eu fiz o seguinte teste: Coloquei um alicate amperímetro na caixa de energia, da onde eu moro, e fui reduzindo a quantidade de água, para a gente ver se a corrente que passa pelos cabos, quando o chuveiro está em funcionamento e a vazão é reduzida, se a corrente sobe.

Para que os fios derretam é necessário que a temperatura dos cabos se eleve, e, para esta temperatura se elevar nós temos duas alternativas:

A primeira é: Uma emenda mal feita.

E a segunda é: Um condutor mau dimensionado, ou seja, um fio fino para aquela finalidade.

Neste caso o que nós notamos: Quando nós começamos a ligar o chuveiro inicialmente a corrente foi de 18,74 Ampéres, isso na temperatura 1. Mesmo que nós girássemos para abrir lentamente até o máximo, a corrente se manteve praticamente inalterada. Durante o fechamento, a mesma coisa.

Agora vamos repetir o teste na temperatura 2. Neste caso quando nós fomos abrindo lentamente o chuveiro a corrente foi para 32 ampéres, chegando até o máximo e depois voltando lentamente até o mínimo a corrente praticamente se manteve estável. Não houve alteração novamente.

Nós colocamos então o chuveiro na temperatura máxima e fomos abrindo lentamente. A corrente pulo para 39 amperes. Aumentando a vazão de água até o máximo e depois retornando lentamente também não houve alteração. Por favor não realize esta experiência em casa. Ela foi executada por um profissional qualificado.

Quando nós reduzimos a quantidade de água que entre no chuveiro, esta água acaba passando mais lentamente. Quando a água passa mais lentamente, significa que esta água fica mais tempo em contato com a resistência que está dentro do chuveiro. Ficando mais tempo em contato, claro que a água irá esquentar mais, então, sinceramente eu não acredito que esta temperatura seja tão alta a ponto de derreter um cabo.

O que acontece é que, as vezes no inverno, as pessoas reduzem muito a água, para que ela se esquente mais, e com isso, as vezes na temperatura 1 não funciona, ai colocam na temperatura 2. Na temperatura 2 ou 3 também não resolve. Então eles vão reduzindo muito a água. Quando você coloca o chuveiro em uma temperatura mais alta, lá na chave em cima, que eu estou falando, a corrente que passa pela fiação é muito maior, como vocês viram aqui no vídeo atrás. E com isso, o fio acaba sendo fino para aquela quantidade de corrente, que está passando pelo circuito. Ou seja...

É mito! Isso não existe! O que existe é um dimensionamento errado ou um mau contato na emenda do fio do chuveiro.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que eu vou fazer questão de responder!

Então é isso! Espero que você tem gostado deste vídeo, um abraço, siga, compartilhe o canal e até mais!

Descrição

Será que reduzir a quantidade de água no chuveiro para esquentar mais a água gasta mais energia elétrica? Mito ou verdade?

Chuveiro gasta menos energia se diminuir a água?

#chuveiro #energiaeletrica #consumodeenergia

@2006 - 2021 - Adriano AOli

Criação de Sites - Criação de Sistemas

Todos os direitos reservados